Quem somos nós? Entrevista com Shingo do Blog 42

Olá, Shingo! Primeiramente, gostaria de agradecê-lo por estar participando de nossa primeira (e não será a última) entrevista do Adrenalina RPG, que têm como objetivo esclarecer aos leitores ” quem somos nós ” , blogueiros, rpgistas, nerds e malucos sendentários que nada fazem da vida 😀 Bem,vamos ao que interessa!
Deixando claro, que o Entrevistado tem todo direito de responder ou não às perguntas.

Shingo : – Opa, eu que fico feliz com o convite 😀 Vou fazer o máximo para deixar as respostas interessantes

Nome :
Felipe “Shingo Watanabe”

Idade :
22 Invernos

Profissão :
Publicitário

RPG Favorito :
3D&T e RPGQuest

Pq começou a blogar?

Comecei a acompanhar alguns blogs de RPG e vi que poderia ajuda-los em alguma coisa. Como eu tinha um blog que estava parado a 6 meses, pensei retoma-lo como um blog de RPG. Por alguma conjução astral as pessoas começaram a acompanhar o blog e estamos aí.

Como voce conheçeu o rpg?
A minha história com o RPG é muito estranha. Comecei a jogar um pouco tarde, com 15 anos. Era uma época de febre de Dragon Ball Z, então eu e um amigo montamos um card game de cartolina de DBZ. Só que eu inventei de montar histórias com os personagens de Dragon Ball, juntamente com o jogo de card games, eu montava as histórias em casa e levava-as para o pessoal. Eu contava, e resolviamos as batalhas com nosso card game, acho que mesmo sem saber esta foi minha primeira experiencia com RPG.
Acabamos por enjoar dos jogos de DBZ, então pensei em montarmos uma história com base em jogos de videogame, do tipo Breathe Of Fire. Este meu amigo topou e no meio do projeto, alguém apareceu com uma antiga Dragão Brasil com Pokemon, deste momento para a caça a um Manual 3D&T foi um pulo.
E pensar que seu tivesse montado este card game às uns 35 anos atrás teria criado o RPG 😛

Jogar ou Mestrar?
Sou um dos casos raros, prefiro Mestrar, acho que assim eu mato minha vontade louca de fazer histórias e roteiros fajutos

Qual o significado de rpg para você ? hobby ou algo mais?
Para mim RPG é um hobby, mas não posso dizer que ele é como qualquer outro. Pois ele funciona como uma grande fonte de interação social. Voce chama um grupo de pessoas para a sua casa, ou vai até a casa de um grupo de pessoas e lá passam a tarde inteira se divertindo, jogando conversa fora e jogando, então quando vc percebe o RPG já se tornou um estilo de vida para vc.
E como ele é um hobby que acontece em grupo ele facilita muito os laços de amizade.

Pretende ensinar rpg aos seus filhos?

Sim. Eu tenho dois irmãos pequenos, um de 9 e outro de 10 anos que já estão jogando RPG, então com certeza eu vou ensinar para os meus filhos. É uma ferramenta muito bacana para as crianças. Estimula a vontade delas de contar histórias


Supondo que você não conheça o rpg, o que mudaria em sua vida? Aliás, você prática algum outro hobby ou esporte?
Dificil hein? Eu acho q teria menos amigos e seria muito menos NERD, já que toda a minha cultura pop se junta no RPG. Outro Hobby que tenho é jogar video-game, mas tenho feito pouco isto ultimamente. Esporte? hahahaha. Próximo.

Downloads de livros, conhecido popularmente como pirataria, qual seu ponto de vista?
Eu faço parte do grupo que baixa os livros para conhecer antes de comprar. Se eu achar o produto interessante, eu compro. Pois por mais que o mercado queira nos fazer pensar, a maioria dos grupos de RPG gostam de ter os livros. Livro de RPG, capa dura e tal é tbm um fetiche. Acho que as editoras não podem ter medo da Pirataria se tiverem um produto bom o suficiente.

4° Edição-O que lhe interessou?
Vai ser o meu primeiro D&D. Não achei ela ruim, só que ela é bem diferente da 3,5, mas o que mais me interessou foram os poderes para as classes Marciais. Cara, são fodas. Além que ele parece ser muito mais simples para um iniciante aprender do que a 3,5. Com as regras onde o jogador pode se arrepender e concertar as suas más escolhas. O que eu acho que deveria vir no Livro do Jogador é a mesma coisa que vinha no antigo Street Fighter RPG, fichas com manobras de personagem.

Um blog pequeno que acompanha e acredita no potencial dele?

Este negócio de blog pequeno, é uma coisa meio estranha no nosso meio, mas vamos lá. São 2. Primeiro o Adrenalina, e já falei isto antes em outros lugares e o segundo é o Universo Daemon.

No último ano a blogosfera rpgística obteve um aumento significativo, comente sua opinião sobre este assunto?

Acho que o Do It Yourself [Faça você mesmo] finalmente chegou ao RPG do Brasil. Além do que o pessoal que pertenceu as primeiras gerações de Rpgistas agora são mais velhos e tem tempo para desenvolver material para o Hobby na internet, além de encontrar retorno. Existe muita gente que quer conhecer sobre RPG e não sabe como. Aí entra um efeito da economia tbm. As pessoas tem cada vez mais acesso a internet, e grupos de RPG em lugares fora dos centros comerciais querem procurar mais material para o assunto. Vc pode ver que os maiores blogs do Brasil, são de pessoas que vivem fora do Eixo Rio-São Paulo, e arrisco mais, fora das Capitais.

Falta algo na blogosfera rpgística?
Um projeto “grande”. Acho que a Iniciativa 4e vai se tornar isto, com uma revista própria e tal. Talvez uma revista colaborativa seria uma boa idéia. Ou um livro do tipo Dicas de Mestre com os artigos que foram publicados pelos blogs de forma ampliada.

Agora, vamos falar sobre o blog 42. Existe alguma novidade, mudança, reforma ou algo que gostaria de dizer sobre seu atual blog?
Quero melhorar só. No futuro quero montar uma equipe com mais algumas pessoas, nos mesmos moldes do Pensotopia e do Inominattus, para trazer mais variedade de estilos para o blog. Quero investir em matérias em video, no tipo da promoção, mas preciso de tempo e técnica para amadurecer a idéia, mas aceito sugestões. Agora tem a área de contato no blog, quem quiser xingar

O 42 está crescendo, apesar do pouco tempo de vida. Diga para os futuros/atuais blogueiros qual é a sua receita?
Não sei se eu sou o mais indicado para falar sobre isto, mas vamos lá:

1 – Escreva o que você gostaria de ler
Parece ser meio óbvio falar isto, mas vejo muitas coisas escritas apenas para gerar buzz. Escreva somente o que vc gostaria de ler

2 – Não atire para todos os lados
Estamos em um momento que o pessoal não quer ler qualquer coisa, então escolha uma faceta do RPG que vc escreve melhor. São noticias? É apenas Daemon? São Apenas dicas? São Tiras? Escolha e tente trabalhar em cima do seu perfil, ou melhor defina quem vc quer atingir. Sem essa de todos os errepegistas do mundo. Por exemplo, no 42 eu sempre quis atingir Errepegistas que querem conhecer as noticias internacionais mas não sabem ingles, Mestres iniciantes e RPGQuest. Porém não se pode tirar nisto uma desculpa para se engessar, lógico que se vc achar algo de interessante fora da area de cobertura que vc criou, publique. Eu mesmo coloco umas tirinhas de vez em quando..

3 – RPG é um Hobby social, então socialize
Entre em contato com outros blogs/portais de RPG, em 85% dos casos as pessoas serão legais com vc e ajudaram a divulgar o seu blog, mas não seja chato. Não importune se vc já pediu 2 vezes para o cara e ele não atendeu passe para outro, vc provavelmente caiu nos 15% chatos. Orkut e Twitter são ótimas formas de entrar em contato com os blogs. Porém, não divulge seu blog no primeiro post. Faças algumas postagem, qnd as pessoas conhecerem-no pela primeira vez vão gostar de ler alguma coisa para avaliar.

4 – Trabalhe duro
Eu posto em média 6 a 7 posts por semana no 42. Em semanas mais profilicas já foram 12, isto dá quase 2 posts por dia e maioria dos blogs verdadeiramente grandes fazem isto. Lógico que o lema mais Qualidade do que quantidade se aplica aqui, então vc vai ter que trabalhar 2 vezes mais. Um truque é agendar posts para o futuro quando vc esta em um dia uber criativo

5 – Educação e revisão é bom e todo mundo Gosta
Seja educado em seus textos e revise-os.

Quais são suas expectativas sobre o RPGCon? Está preparando alguma surpresa para este dia?
Espero que seja um evento bem legal e que faça sucesso suficiente para se manter como evento anual de RPG aqui de São Paulo. Ele não vai ser tão grande quanto o EIRPG, mas eu vou com a mesma vontade.
Uma surpresa? Se tudo der certo sim 😀

Vamos para as rápidinhas! 😛

Um ídolo?
Neil Gaiman
Um filme?
Matrix
Um game?
Okami
Um objetivo?
Trabalhar em casa
Uma música?
YYZ – RUSH
Um Rpg?
Wu-Shu

Algum blogueiro que gostaria de entrevistar e o que perguntaria para ele?
Eu gostaria de entrevistar o Nitro, e perguntaria para ele quantos livros de RPG ele tem na casa dele, e aonde ele faz as unhas 😀

Obrigado e Boa Sorte com o 42!
Opa!! valeu. Qualquer coisa estamos aqui e continuem visitando o 42

Gostou da novidade?!
Não se acanhe, faça sua sugestão de próximos entrevistados!
Qual Blogueiro gostaria de ver recebendo uma dose extra de Adrenalina?

Veja mais

Promoção no 42: 100 posts,5000 visitas e 1 sorteio!

Arquivo X : Famosos do RPG

Novidades: Seção Quadrinhos com Marlon Tenório

Vídeos: Entrevista com Douglas Reis e EIRPG

6 comentários sobre “Quem somos nós? Entrevista com Shingo do Blog 42

  1. Ótima entrevista… Adoro entrevistas pelo mesmo motivo do título: saber quem são os blogueiros por trás desses textos tão legais que a gente encontra por aí.

    Eu já fiz algumas entrevistas no passado, mas já tem um tempo que parei. A última foi a Maíra [Taulukko].

    Sinceramente eu adoraria ver uma entrevista com o Mr. Pop. Acho que ele traria assuntos bem polêmicos à tona, sem medo de ‘retaliações’…

    Esperando a próxima entrevista…

    E só pra constar, o 42 e o Adrenalina estão na minha lista diaria de visitas… Ótimos blogs…

  2. “O que eu acho que deveria vir no Livro do Jogador é a mesma coisa que vinha no antigo Street Fighter RPG, fichas com manobras de personagem.”

    A Wizards está vendendo isso já, se chamam powercards lá fora. Tem também bastante gente fazendo seus próprios powercards (gratuitos) e o programa de criação de personagens da wizards também gera eles junto com a ficha, com os valores já calculados pro personagem em questão (até onde eu lembro).

  3. Nordestinus, o Mr.POP é uma boa recomendação!
    Agradeço suas visitas diárias e comentários.

    César, obrigado pelo esclarecimentos.

    Rsemente,não se preocupe, vai chegar em você!
    Quanto as recomendações, são todas ótimas, vou fazer o possível.

    Abrçs e Bons Jogos.

  4. Pingback: Quem somos nós? Entrevista com Tio Nitro do Blog Nitro Dungeon « Adrenalina Rpg – No Mercy!

  5. Pingback: Entrevista com o Shingo « 42 – Quarenta e Dois

Deixe um comentário

