Entrevista Paragônica: Quem somos nós? Phil Souza do Dados Limpos

A proposta da série de entrevistas paragônicas tem como intenção esclarecer aos leitores da atual blogosfera rpgística informações sobre quem são os atuais blogueiros rpgistas, oferecendo um pouco  sobre o passado, objetivos e opiniões sobre diversos assuntos nerds daqueles que estão atualmente trabalhando e incentivando o Rpg Nacional.

Quem somos Nós?

 

Nome: Phil Souza (Felipe de Souza Melo)

Idade: 24

Profissão: Encarregado de Laboratórios de Informática

RPG Favorito: No momento? No momento sinceramente nenhum. Jogo muito D&D, mas como sempre deixei bem claro, não necessariamente significa que é meu preferido… Digamos que não encontrei ainda o que me satisfaça.

Por que começou a blogar? Por culpa de um amigo que acompanhava a famosa bloguesfera de perto e me indicou alguns blogs interessantes. O Contraditorium do Cardoso, os Melhores do Mundo e uma série de outros blogs interessantes divertiam meus momentos de descanso com textos interessantes, inteligentes ou descontraídos ou tudo isso junto!

Eu estava interessado na época em trabalhar com tecnologias relacionadas convergência digital e estava lendo muitos blogs americanos por que não existia nenhum blogueiro presente no Brasil falando ativamente sobre esse assunto. Achei interessante então criar um blog já que era uma área deficiente, entrei com tudo e assim surgiu o falecido Mundo VOIP. Tenho orgulho demais desse blog que me rendeu muito conhecimento nessa área, mas que acabei abandonando temporariamente.

Qual foi a sua primeira experiência com o rpg ?
Um duelo Pokemon com regras vagamente lembradas de um ex-jogador AD&D. Desenhamos nossos monstros de bolso e duelamos. Foi muito divertido, o anime pokemon na época estava nos seus primeiros episódios e não parecia tão ridículo como depois se percebeu que era.


Qual o significado de rpg para você, hobby ou algo mais?
Eu gostaria de chamar de hobby, mas hoje em dia nem sei direito. O mais incrível que grande parte da culpa é por conta do blog que me jogou de cabeça nessa história. Eu só sei que quero muito jogar RPG, quero envelhecer fazendo isso, é muito divertido e não quero parar.


Você prática outro hobby ou esporte?
Fiz ciclismo por muito tempo, mas hoje não faço nada. Minha única grande distração fora o RPG no momento é ler compulsivamente livros e escrever nos meus blogs. E sim, estou acima do peso, mas até que estou me controlando bem 😀

Downloads de livros, conhecido popularmente como pirataria, qual seu ponto de vista sobre este polêmico assunto ? Falando especificamente de livros de RPG, eu não compraria o pdf de um livro básico de regras (livro básico, leiam direito) de RPG a menos que fosse por um preço muito interessante (leia barato). Eu compraria sim aventuras, pequenos cenários, isso vale muito a pena por que são coisas que não se consulta o tempo todo.

Minha experiência baseado no meu circulo de amizades diz que a pirataria de livros não faz a menor diferença e de certa forma até incentiva as pessoas a comprarem o livro original (até por que ler livro no computador é um saco.). Pelo menos quando falo de livros de RPG.

Algumas iniciativas internacionais e até nacionais distribuíam versões gratuitas de seus livros e vendiam a versão física. E sinceramente da parte de quem vendeu percebi que ninguém reclamou de ter perdido vendas pela iniciativa.

No último ano a blogosfera rpgística obteve um aumento significativo, qual é a sua opinião sobre este assunto? Eu fico feliz de ter participado dessa história, eu vi isso de perto. Quando falei certa vez para Ana Saupe sobre a Matilha ser um dos primeiros blogs eu vou explicar melhor, eu me referia aos blogs ativos. Achei vários blogs desativados ou funcionando a um ritmo bem lento e eram muitos viu? E qual o motivo?

Faltava uma comunidade que acolhesse essa pessoa e a incentivasse a escrever, pessoas que comentem (ou vocês ainda não perceberam que a maioria das pessoas que comentam nos blogs são blogueiros?) e a troca de informação que sempre cria novas discussões e novos posts para os blogs. Hoje de tão unida que ela está, tem blog de RPG falando dos próprios blogs com ranking e tudo mais, e é isso tudo mantém o blogueiro ativo. O animo de saber que alguém te lê e está interessado em seu trabalho. É a chance de ser visto e que suas criações e idéias sejam aceitas. E com certeza todo jogador de RPG, principalmente os mestres tendem a ter muita coisa para comentar na internet.

A comunidade se sustenta de seu material e a medida que ela cresce aqueles que estão com ela crescem também. Se não estou com saco para escrever leio algo do Rocha do Área Cinza, crio algumas piadas aleatórias no twitter com @shingos do Paragons ou pego algumas dicas no MSN com meu brother ReyJr (@ooze) e quando menos percebo estou com idéias novas. Sei que se não me cansei disso tudo é por que tenho pessoas para conversar, não me falta opção. Estamos cheios de opção agora, boas e fatalmente ruins também. Cabe a cada um escolher.

Acredita que falta algo para a atual blogosfera rpgística? Strippers e Tequila?

O que você mudaria no atual mercado nacional de RPG? Precisamos de mais jogadores. Precisamos do RPG sendo bem mais divulgado do que está sendo. Já saímos dessa época aonde o RPG tinha aquela imagem negativa por causa de Ouro Preto. Sei não, posso estar muito enganado, mas vejo tanta coisa sendo lançada ultimamente em uma quantidade que me parece consideravelmente boa na internet. O RPG está voltando a ganhar força e estou ficando feliz por isso.

Qual é a sua experiência com eventos de Rpg, sejam eventos de sua cidade ou EIRPG? Nenhuma se for participando da organização. Quanto a ir a eventos, nunca fui a nenhum evento de RPG a não ser o EIRPG. O Rio de Janeiro está carente de encontros assim, uma pena. Teremos o RPGCon aqui no Rio de Janeiro, estou só aguardando a confirmação ansiosamente!

Os eventos são outras formas de ajudar a divulgar o RPG. Uma boa idéia é pegar eventos nerds de anime, trekkers e coisas assim e colocar áreas de RPG relacionadas a eles. Esse público é mais fácil de trazer para o lado RPG da força…

 

Sobre o blog Dados Limpos…

Como surgiu a idéia de criar o Dados Limpos? De explicar de onde surgiam as idéias das minhas histórias de RPG. Elas tendem a pegar referências de diversos locais distintos e eu achei divertido dissecar essas historias e por isso o nome é Dados Limpos, uma brincadeira com o termo “jogando limpo”. Hoje o Dados Limpos é um blog de humor para jogadores de RPG, a transformação foi lenta, mas está ai.  Vou continuar comentando sobre minhas histórias, falando de outros aspectos do RPG que me interessam, mas basicamente é isso.

Sobre a Coluna Jogadoras, esperava tamanha repercussão e apoio? Aliás, enquanto elabora a Coluna, já ocorreu algo inesperado? Sim, esperava repercussão e apoio, por que eu tinha esperança que a idéia seria popular, eu estava procurando algo assim e me senti seguro quando achei. Mas para isso eu precisava ter certeza que a garotas aceitariam. Mais que isso, eu precisa de cara de pau para pedir a todos os amigos e amigas para participarem e precisava obviamente de contatos. Eu tinha contatos, então a cara de pau veio e comecei a mandar emails. 😀

Claro que poderia dar errado, mas na minha cabeça era uma ótima idéia, era só ter coragem para mandar os emails para pessoas. Então mandei.

Sobre algo inesperado, confesso que até agora nada. A coluna é muito nova, não aconteceu nenhum grande imprevisto digno de nota.  Talvez o que eu acho super legal é que a coluna divide opiniões e acaba gerando um infinidade de discussões. cada um observa a coluna por um angulo diferente, isso é divertido de ser observar.

Existe alguma novidade, mudança, reforma ou algo que gostaria de dizer sobre o Dados Limpos? O Dados Limpos está eternamente em reforma, ele muda junto com seu dono maluco sempre. Estou planejando novas colunas de mesmo nível que a Jogadoras. Já tenho várias idéias na minha mente, quando eu achar que estão bem desenvolvidas vocês vão saber. 

  • Rápidinhas…

Um ídolo? Meu pai.

Um filme? Efeito Borboleta. (podem me chamar de emo)

Um game? Uma partida contra de Metal Warriors de Snes. Ou uma corrida de Mario Cart, também de Snes.

Um objetivo? Me formar logo e crescer profissionalmente.

Uma música? Stop Crying Your Heart Out – Oasis

Um Rpg? Pathfinder. Ando pensando demais dele por que vou reiniciar minha campanha de D&D. Meus jogadores não querem quarta edição, então…

Algum blogueiro que gostaria de entrevistar e o que perguntaria para ele?

Reinaldo ou Rey Jr . Gostaria de saber se o Ooze vai ressussitar! Esou ansioso para saber o que ele vai fazer. (pergunta que será respondida provavelmente só depois da lua de mel)

 

Anúncios

19 comentários sobre “Entrevista Paragônica: Quem somos nós? Phil Souza do Dados Limpos

    • Ah Jaime tu ficas ae de lero-lero mas indicar a MC pra coluna Jogadoras nada né? Tá esperando a filhota crescer pra indicar ela né?
      Phill, queremos MC Zanini na coluna jogadoras pra perguntar: Lancem suplementos de Demonio a Queda pelo amor de Lucifer?

      E quanto á sua pergunta ao Ooze, Phill esta é uma resposta que eu também gostaria de ter ! HAHAHA
      Mas não é cu doce não, é falta de tempo mesmo. Quem sabe 2010 não arrume um jeitinho

  1. Ei Jaime, eu também tinha o que dizer na entrevista! Qué isso? Hehe

    Grande Phill, o lobisomem da blogosfera! (olha só as fotos do cabra)

    Não faço segredo a ninguém que o DL é o melhor pra mim (depois do Paragons é claro XD), nunca desanime de entreter esse povo sofrido meu fi!

  2. Pingback: Tweets that mention Entrevista Paragônica: Quem somos nós? Phil Souza do Dados Limpos - PARAGONS -- Topsy.com

  3. Adorei o escolhido ter sido o Phil, gente muito boa e dono de um blog de altíssima qualidade o Padrão Dados Limpos de Qualidade. Como eu sou uma criatura chata e esquisita o DL é um dos poucos blogs que eu leio pelo seu humor inteligente e pouco foco em regras e chatices.

    E você tá de parabéns, Phil por ter um filhote tão fofo e sorridente. Dá vontade de morder. =D

  4. Bacana conhecer outros RPGistas e blogueiros. Como vc disse quem comenta em blogs de RPG acabam sendo outros blogueiros hhaa. Tem uma estatísticas sobre social media que diz que cerca de 17% dos internaturas comentam e produzem conteúdo para blogs é bacana tbm saber que o Brasil é o segundo maior produtor de blogs do mundo, perdendo apenas para a Dinamarca (se não me engano). O que é um ótimo indício ainda tem muitos que vão entrar nesse mundo e quem já está só tem a crescer se manter um trabalho bacana. Parabéns ao Paragons

  5. Vai lá, “Tarantino”! XD (Cadê minha grana?)

    Rapaz, esse Phil tá que é uma celebridade! Mais comentado que a saia da Geyse!

    O Dados Limpos é uma das grandes invenções desta comunidade! Palmas para o rapaz. 🙂

  6. Pingback: Dados Limpos » Uma entrevista Paragônica e um feliz natal!

  7. Aconpanho o Dados limpos sempre que posso…

    Comecei a jogar rpg com um “sistema” proprio pra pokemon tbm!! =P e na época nem sabia oq era rpg…

    E que continue com a coluna “Jogadoras” xD ….

    PS: Acho “Efeito Borboleta” um BAITA filme. Surpreendente o final =P

    Abraços e bom fim de anos pra todos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s