Trabalho em Equipe: 10 Dicas para seu Grupo!

O Tio Nitro já comentou sobre este assunto em Fazendo o seu grupo funcionar! ,experiências que ocorreram com ele quando os grupos não funcionavam e ainda mais importante são suas valiosas dicas para solucionar tais problemas.

Este é um tema polêmico que está presente no RPG em geral, existem grupos de jogadores que não são capazes de trabalhar em conjunto, unindo suas forças por um objetivo maior, mesmo quando os perigos são visívelmente maiores que suas capacidades indíviduais. O mestre do jogo acaba sendo a única opção para solucionar mais este problema, além de ter de manter suas demais tarefas em dia, esperando evitar outros transtornos ou dobro do tempo previsto para sua campanha terminar, e no final ficar com aquela sensação de angústia e de não ter feito tudo diferente .

Então vou sugerir 10 dicas básicas para o Trabalho em Equipe, e apesar deste tipo de material ser destinado aos mestres de rpg, recomendo aos jogadores.

Sempre haverá diferenças!

10 DICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE

 

A Paciência

Algumas vezes é muito difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em um grupo. Dessa forma é muito importante que você tenha a devida paciência, procurando sempre demonstrar os seus pontos de vista com moderação e, principalmente, ouça o que os outros membros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

Escute as idéias dos outros Jogadores

Nem sempre é fácil aceitar novas idéias ou admitir que não temos razão, mas é muito importante saber reconhecer que a idéia de um outro membro do grupo pode ser melhor do que a nossa. Aliás, bem mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que a equipe pretende alcançar.

Não critique os Jogadores

Quando surgirem conflitos entre os integrantes do grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira futuramente no trabalho em equipe. Avalie as opiniões de ambos, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Quando necessário, esclareça e critique, e sempre de maneira  construtiva, as idéias dos demais, mas nunca o jogador.

Divisão de Tarefas

Compreenda que é muito importante dividir tarefas quando estamos trabalhando em equipe. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Dividir tarefas, compartilhar responsabilidades e informações é fundamental para o progresso de todos.

Colabore com a Equipe

Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore sempre que possível e ajude no que for necessário, seja dentro ou fora de jogo.

Ninguém topa uniformes iguais?!

Participe

Procure dar o seu melhor e ajudar os membros da equipe, sempre seja necessário. E semelhante a sua posição, não é preciso ficar constrangido quando precisar da ajuda de alguém da equipe. Logo após terminar todas suas tarefas, participe  de eventos, festas, reuniões, compras e outros momentos de diversão com integrantes da equipe.

O Diálogo

Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que tenha lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos. Mantenha o diálogo aberto com os demais jogadores e evite reclamar de situações das quais todos são culpados.

Planejamento é Essencial

Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, conforme o tempo a tendência natural é que acabem separadas. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas das quais o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

Pensamento Coletivo

Mesmo após muita conversa e dezenas de decisões tomadas, é muito comum que um grupo torne-se resistente às mudanças e ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões externas e o mestre também deve aconselhar os jogadores a aceitar a idéia de que podem estar enganados e perdendo tempo em discussões banais. 

Diversão!

No final de tudo, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com seus amigos e conviver mais próximo deles. O trabalho em Equipe é uma nova forma de explorar o jogo e não uma competição, no Rpg todos ganham. Boa sorte!

 

 

Anúncios

12 comentários sobre “Trabalho em Equipe: 10 Dicas para seu Grupo!

  1. bom artigo! e como disse o jagunço eita coisa dificil de conseguir espero que este ano me traga jogadores mais unidos, no mais ficou muito bom mesmo traga sempre mais post dessa qualidade muito legal :{D

  2. Pingback: Tweets that mention Trabalho em Equipe: 10 Dicas para seu Grupo! - PARAGONS -- Topsy.com

  3. Pingback: Jogadores Mimados? O que Fazer? - PARAGONS

  4. Eu sempre tomo a frente do grupo e tento sempre ser o apaziguador/mediador para tenta buscar esse grupo utópico que tanto sonhamos… Mas nem sempre dá certo, né?

    É buscar pelo menos não ter as discussões desnecessárias!

  5. Olá!
    Cara, ótima matéria. Simples e direta, pode ter certeza que é sempre bom lembrar de como se comportar à mesa. XD

    Matéria tão boa que a linkei no meu blog!
    Até and Bye…

  6. Pingback: Jogadores Ruins também são Importantes! - PARAGONS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s