Falando com seus Jogadores antes da sessão!

O mestre geralmente escolhe qual será o sistema e qual enredo pretende construir antes de toda a sessão de jogo, entretanto ao optar por temáticas envolvidas por espionagem, suspense, horror e sobrevivência, ele também deve ponderar se é exatamente isto que os seus convencionais jogadores gostariam de jogar, e principalmente quando o sistema ou ambientação é muito diferente daquilo que os jogadores estão acostumados a jogar.

Boa parte dos jogadores já possui um estilo de jogo próprio, também conhecida entre os RPGistas por manha ou macete, algo pessoal e que é costumeiramente utilizado durante todo jogo, chegando ao ponto do mestre ou narrador prever o que o Personagem do Jogador pretenderá fazer, qual será o resultado de determinadas situações e como isso influenciará a trama do jogo. Mestres experientes fazem isso constantemente.

Geralmente, os típicos jogadores já acostumados com o sistema heróico de D&D, não estão enquadrados em jogos ao estilo de Call of Chutlhu ou outros jogos do gênero, já que tanto o sistema e ambientação quanto o clima desenvolvidos no decorrer da trama são totalmente diferentes.

You have to roll the Dice - by BaranyaTamas

Pode tentar lembrar de detalhes que já aconteceram em outras e antigas campanhas, onde determinados jogadores têm o hábito de aplicar sempre a mesma ação, isso – quando empregado com bom-senso e evitando o metajogo – não é considerado um erro, afinal cada jogador adquire suas particularidades e preferências conforme o tempo de jogo, mas no fim não é o ritmo necessário para aquele tipo de trama.

Falando aos jogadores que deseja uma campanha semelhante a série Arquivo X, é portanto aconselhável explicar para todos os integrantes do grupo “o que e como será” a intenção e foco da sessão, e talvez da campanha. Esta é uma boa maneira de iniciar um jogo que exige por si só mais maturidade e atenção dos jogadores, evitando que a aventura investigativa torne-se uma verdadeira obra cômica, com piadinhas infames e personagens desatentos, tantos aos perigos quanto as informações, algo especialmente importante para desenvolver campanhas do gênero.

Explique os detalhes do seu cenário, demonstrando os principais motivos para ter escolhido tal tema e envolva os seus jogadores com as inúmeras possibilidades disponíveis em sua trama, mantenha a atenção deles voltada para o jogo através de pequenos detalhes e dicas, que em algumas vezes sequer precisam ser totalmente precisos, mas suficientes para despertar a curiosidade e, sobretudo, a atenção sobre o enredo da trama. Diga o que você quer e como quer!

Abaixo, uma breve sugestão de links apresentando outras ideias complementares ao tema e dicas altamente recomendáveis para mestres:

  1. Improvisação e planejamento em campanhas de RPG! Confie no seus jogadores! – Nitro Dungeon
  2. Como Mestrar para Iniciantes! (Artigos de RPG do Baú do Tio Nitro)
  3. Criando aventuras memoráveis a partir de outras mídias – Birosca Nerd
  4. Criando terror em Mundos de Fantasia![NitroDungeon – Dicas de Mestre]
Anúncios

9 comentários sobre “Falando com seus Jogadores antes da sessão!

  1. Pingback: Tweets that mention Falando com seus Jogadores antes da sessão! - PARAGONS -- Topsy.com

  2. Isso também cai na parte dos grupos que não se dão bem! Quando um jogador não está ajudando a criar o clima/ambientação nessária, tirando piadinhas ou agindo diferente do que se espera, chegando a atrapalhar, acaba atrapalhando todos… jogadores e mestre.

    Mas enfim, tentar explicar antes o que se espera é uma tática, mas nem sempre se dá certo ;/

    • … Tal como qualquer campanha elaborada anteriormente. Isso pode acontecer, infelizmente.
      Mas, o mestre pode reduzir as chances de uma falha completa na sessão com uma simples conversa introdutória, afim de estabelecer alguns pontos importantes do jogo; – se isso será levado a sério por parte dos jogadores é outro assunto…

      A esperança é a última que morre! o/

      Abrçs e Bons Jogos!

  3. Boa dica!
    Eu fiz isso algumas semanas atrás quando fui mestrar Call of Cthulhu para meu grupo acostumado a jogar Lobisomem e D&D, pode parecer besta mas uma boa conversa antes faz muita diferença na hora do jogo.

    O pessoal adorou o clima novo de horror e suspense e nem os jogadores que tiveram seus personagens mortos (comum em CoC mas não em outros rpg) ligaram para o fato.
    Todos nos divertimos e entramos no clima da coisa!

  4. Pingback: Dicas para Intensificar a Interpretação em D&D | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Dicas para Mestres de D&D em Eventos | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura | Adrenalina RPG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s