Desvendando o RPG: História, Definição e Prática

O professor Mateus Souza Rocha, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé e coordenador do curso de Administração e Extensão da FaFEM – Mococa, lançará o livro “Desvendando o Role Playing Game: definição, história e prática” no dia 20 de março. A obra foi editada pela Editora Novas Ideas/2ab, de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

O autor responde em pequena entrevista para o site da UNIFEG – Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé :

“Neste aspecto, eu procurei evidenciar o que chamo de ‘esferas do conhecimento’ para utilizar o jogo na educação formal, dentro da sala de aula”, explica o autor da obra literária, que completa: “na verdade, eu quis explicar como o RPG deixa os jogadores menos tímidos, mais interessados na leitura, com melhor vocabulário, cultura geral e com vontade de aprender novas coisas”.

“É, para mim, a conquista de um sonho, uma vez que após quatro anos da publicação de defesa do meu mestrado, consegui fazer com que minha pesquisa não ficasse apenas dentro dos muros da faculdade. Gostaria, então, que meus alunos, assim como toda a comunidade acadêmica, adquirisse o livro e tomasse conhecimento do resultado e contribuição de minha pesquisa”

E no site da FaFEM – Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, Mateus Souza R. em outra pequena entrevista completa :

“O interesse pelo tema surgiu a partir da minha vivência, pois comecei a jogar o RPG aos 13 anos e isso me possibilitou adquirir conhecimento e me deixar menos inibido. No mestrado, o meu objetivo era comprovar cientificamente os resultados que o RPG proporciona na educação”

Desvendando o Role Playing Game: História, definição e prática

De Mateus Souza Rocha. O que é RPG? Como surgiu? Mateus explica e desmistifica no livro.

O cenário: meia dúzia de jovens em torno de uma mesa cheia de livros, papéis e dados. Muitas vozes de todos os tipos e horas e mais horas sentados, concentrados. Eles estão jogando RPG.  Mas afinal, o que é RPG? Por que tanto se fala neste jogo? O que ele tem de especial

Todas estas perguntas são respondidas por Mateus Souza Rocha neste livro pioneiro. Neste estudo, Mateus tem uma proposta clara: explicar o que é esse jogo, como surgiu e como ele mobiliza diversas esferas de conhecimento, deixando os jogadores (de todas as idades) menos tímidos, mais interessados na leitura, com melhor vocabulário, com maior cultura geral e mais interessados em aprender coisas novas. O Livro contém 192 páginas e o valor é de R$ 34,00.

Deixe um comentário

