Entrevista Paragônica: Quem somos Nós? Aaraon Thomas da FALE RPG

A proposta da série de entrevistas paragônicas tem como intenção esclarecer aos leitores da atual blogosfera rpgística informações do passado, os objetivos e opiniões sobre diversos assuntos daqueles que estão atualmente trabalhando e incentivando o Rpg Nacional.

Nosso último entrevistado foi Phil Souza do Dados Limpos, e hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o Administrador da Fale RPG, Aaraon Thomas.

 

Quem somos Nós?

Nome: Paulo Augusto Galembeck, mas 99% do povo me conhece também por Aaraon (sim, inclua minha mãe nisso)
Idade: 30 (mas com carinha de 20)
Profissão: Funcionário Publico (no IBGE)
RPG Favorito: Depende do dia, ânimo, e da posição de Júpiter em relação a 13ª casa…
 


 
Como surgiu a Fale RPG?

No início tudo era escuridão, então… eu liguei a luz da sala pra usar o PC…
Lá pelos idos de 1998 eu criei a “M. Ravnos Home Page” (O Google ainda acha uma versão dela). Em 1999 eu comecei a namorar uma RPGista. Ela fez uma página, a “Garras HP”. Depois de algum tempo era ilógico que as páginas ficassem separadas. Então, assim como nós nos casamos, as páginas também! No início, em 2000, era puro HTML, mas em 2003 fomos o primeiro site brasileiro a usar um sistema de portal, no caso, o XOOPS.
Foram muitos roscos, algumas perdas totais e quase desistimos, mas o carinho pela página foi tanto que nunca paramos!
 
 
Qual foi sua primeira experiência com o RPG?
Ui! Que coisa íntima! Se bem que foi algo bem interessante de contar. Em 1993 minha mãe sobe de um evento de um tal de “errepegê” na marquise do Ibirapuera. Ela achou que era algo legal deu conhecer (ela já conhecia um pouco, mas nunca havia jogado) e me indicou. No dia fui com um amigo. Foi uma coisa esquisita, aquele povo doido, em mesas rolando dados, um povo pegando autógrafo de um carinha esquisito, uma miniatura de Dragão Vermelho e venda de livros. Na hora nem me liguei muito. Fiquei lá por um tempo, olhei muito mas não tive coragem de jogar. Mal sabia eu que estava no 1º EIRPG e que o “carinha esquisito” era Steve Jackson! Perdi a oportunidade!
Sei que depois sempre “rondei” o RPG e até ganhei uns livros, mas só vim a jogar em 1997, enquanto colecionava Magic (desde 1995 ou 96) e Spellfire e um povo do 2º grau convidou. Comecei com o velho “vampiro arena” na aula de física e não parei mais. No mesmo ano comprei o livro do Jogador de AD&D, seguido do do Mestre, Monstros e o Guia do Jogador de Vampiro. Pois é, antes eu filei muito livro! 🙂
 
Qual o significado do RPG para você, hobby ou algo mais?
Conheci minha esposa (a Renata “Garras da Lua” dos Santos) jogando RPG na sala “RPG” do UOL, na época existia uma e toda hora queriam fechá-la. RPG é um passatempo pra mim. Pode até ser usado pra mais coisas, mas antes de tudo é um passatempo que eu adoro.
 
Downloads de livros, conhecido popularmente como pirataria, qual seu ponto de vista sobre este importante assunto?
Sou suspeito. Trabalhei 5 anos traduzindo (minha esposa também) e sempre fico frustrado em ver meu trabalho pela internet, muitas vezes até sem o nome do tradutor. Eu sei o trampo que me deu e eu sei que se não fosse por eu ter recebido aquela grana eu estaria morando na rua, já que tradução, por um tempo, foi meu único ganha-pão.
 
O que você mudaria no atual mercado nacional de RPG?
Lavagem cerebral nos donos de grande editoras e redes de comunicação? Por que temos uma cultura de “ler é chato” e até o presidente já disse isso. Então, só uma campanha massiva de quem tem poder pode ajudar. Eu creio que nem mesmo a DEVIR teria como mudar isso, não sozinha. Eu sei que os RPGistas fazem sua parte ensinando e tal, mas quando o ato de ler (e nem falo só de RPG) é considerado bobo e chato, o que dirá de um nicho tão específico quanto o nosso humilde jogo?
 
Qual é a sua experiência com eventos de RPG, sejam eventos de sua cidade ou EIRPG’s?
GIZUIZ! Desde que entrei no “mundo do RPG” lá pra 2000 eu já fui até em eventos pequenos ensinar RPG pra freiras (e elas queriam matar o dragão!), fui em Bienal, feiras, EIRPGs, RPGCon e tudo mais que pude. É um dos meios mais simpáticos pra termos mais jogadores. Pena que eventos assim mas “abertos ao publico” (leia: de graça e em locais movimentados) sejam raros e difíceis de organizar.
 

 

  • Rapidinhas… 
Um ídolo?
Dalai Lama, afinal foi ouvindo e lendo o que vem dele que realmente me convenci e hoje em dia sou budista.
Um filme?
Nunca tive assim “óóóó que filme”, de tempos em tempos eu vejo alguns que curto!
Um game?
Phantasy Star pra master system, sem ele eu NUNCA teria sido jogador, com ou sem EIRPG.
Um livro?
Acho que posso dizer Senhor dos Anéis. Tava de férias e com tédio, acabei lendo os 3 em uma semana. Assim como o Phantasy Star me deu base pra ser jogador um dia
Um objetivo?
Ter uma página de RPG divertida, com um grupo de amigos colaborando. Vai, não é nem tão ambicioso assim!!!)
Uma música?
Do Legião – Eduardo e Mônica, afinal é a descrição de um pedaço da minha vida. Se puderem duas vai  ser The Crüxshadows – Deception por que meu apelido foi “Ravnos” por muitos anos e ainda é meu clã preferido. Se puderem 3, coloca aqui The Rolling Stones – Sympathy for the Devil (Neptunes RMX) por que é a cara do meu primeiro personagem fixo de RPG (um Ravnos) que sobreviveu a 5 anos de jogo! Ah é… era uma só, né? Agora já foi!

Alguém da blogosfera rpgística que gostaria de entrevistar, e o que perguntaria para ele?

Já sei! Blog de RPG né? Pega a Maria do Carmo Zanini! Ela cuida do Blog da DEVIR! Não é um “ele” como pede no enunciado, mas é alguem que eu respeito muito desde um certo live de Castelo Falkenstein (eu ainda tenho fotos).
Pergunta???? Uhn….
Existe alguma previsão (pode ser beeeeeeeeeem otimista) do mercado reaquecer e aumentar o volume de traduções?
 
Nossa! Que pergunta interesseira a minha!
 
 

16 comentários sobre “Entrevista Paragônica: Quem somos Nós? Aaraon Thomas da FALE RPG

  1. Pingback: Tweets that mention Entrevista Paragônica: Quem somos Nós? Aaraon Thomas da FALE RPG | Paragons -- Topsy.com

  2. Muito bom ver o cara por trás do nick! Tem um monte de gente ainda nessa blogosfera que eu nunca vi foto. Inclusive o próprio DDarkAngellus!

    Diga aí Aaron, é bom demais ser casado com uma garota inteligente e RPGista que ainda participa do site com você, né não? Somos sortudos! o/

  3. Caraca, Aaron!

    O live de Falkenstein. Outro dia mesmo, eu e o Zé Roberto Zanchetta (um dos diretores do live) estávamos falando dele.

    Menino, se você ainda tem as fotos, me arranja algumas. Porque o HD onde eu guardava as poucas que tinha virou mingau.

  4. Dan Ramos:
    Se não fosse pela minha linda garota RPGista a Fale já teria fechado! Ela que me me ajudou quando ninguém mais acreditava.

    MC Zanini
    Não só tenho no meu HD antigo, mas como, se bobiar tenho as originais que só só escanear!

    Reduto do Bucaneiro:
    Sei bem como é ai. Agora que ficamos meio sem grupo, estamos até desanimados. por sorte a situação já tem data pra mudar!

  5. Pingback: RPG ::: Fale RPG - Blog da Fale » Editorial: Olha o Aaraon na Paragons!

  6. Zanini, você pode ter fugido da coluna Jogadoras do Phill, mas não fugirá da nossa entrevista! [2]

    Além de um conhecido, só conheço o Aaraon que tem incentivo da mãe para jogar RPG.

    E minha namorada também joga RPG comigo, mas nunca participou de nenhum site/blog.

  7. Só uns adendos:
    – Eu estou com 31 desde 09/04….

    – Um dia preciso montar um album de “fotos rpgísticas”. Ia aparecer um monte de coisa curiosa/divertida.

    – Eu conheço jogadores cujas mães não ligam e até gostam, mas de incentivar como eu fui incentivado, admito que nunca conheci. Mas fico feliz por ter a mãe “diferente” que me incentivou! Acho que ela só não joga por falta de tempo…

    – A Garras (Renata) só num tem participado mais por falta de tempo, mas ela é uma excelente escritora! Também pudera, formada em teatro…

  8. Excelente idéia, é muito legal ver quem está por trás dos links de nossos sites favoritos!

    Alíás, o Aaron é a primeira pessoa que ouço falar que conheceu o RPG por causa da mãe. 😀

Deixe um comentário

