Brincalhão Divino (Divine Prankster – Races of Stone)

Enquanto muitos clérigos seguem os ensinamentos de Garl Glittergold, alguns têm como grande devoção ao Deus Brincalhão que eles honram a parte dentre outros clérigos dele. Estes indivíduos adotam os métodos de ensinamento de Garl através de lições com objetos inofensivos e dedicando suas vidas para agir como seu agente dentro do mundo. Enquanto alguns se maravilham no meio da devoção ao Deus Brincalhão ou um travesso senso de humor, de fato levam esses próprios títulos “brincalhões”, ninguém pode negar as fortes habilidades que eles exercitam em suas buscas pela brincadeira educacional perfeita.

Multi-classes clérigos/bardos constituem a maioria dos brincalhões. De vem em quando outras classes seguem esse caminho, mas somente depois de servir no meio dos clérigos do templo de Garl Glittergold por uma vez, aprendendo como abastecer a necessidade espiritual dos outros.

Brincalhões divinos PdM’s adoram testar seus truques em aventureiros e outros visitantes de comunidades de gnomos. Observando como um recém-chegado reage às brincadeiras é uma das melhores formas de testar seu temperamento. Aqueles que reagem com fúria ou violência rapidamente se encontram mal recebidos dentre os gnomos, que tendem a não gostar de alguém que não pode receber uma piada. Aqueles que apreciam o humor atrás de uma brincadeira – ou que encontram uma forma inteligente e humorística para revidar – podem conseguir muito respeito de outros brincalhões divinos e gnomos em geral.
Dado de Vida: d6.

 

Brincalhão Divino

PRÉ-REQUISITOS
Para se tornar um brincalhão divino, um personagem deve preencher todos os seguintes critérios:
Raça: Gnomo.
Perícias: 8 graduações em Blefar, 8 graduações em Atuação (humor), 8 graduações em Prestidigitação.
Magias: Capacidade de conjurar magias divinas de 2º nível.
Especial: O personagem deve ser um devoto de Garl Glittergold.

PERÍCIAS DE CLASSE
As perícias de classe do brincalhão divino (e a habilidade chave para cada perícia) são: Blefar (Car), Concentração (Con), Diplomacia (Car), Furtividade (Des), Falsificação (Int), Obter Informação (Car), Cura (Sab), Esconder-se (Des), Conhecimento (religião) (Int), Ouvir (Sab), Atuação (Car), Procurar (Int), Sentir Motivação (Sab), Prestidigitação (Des) e Observar (Sab). Olhar o Livro do Jogador para a descrição das perícias.
Pontos de perícias por nível: 6 + modificador de Inteligência.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Todas as seguintes características de classe são da classe de prestigio brincalhão divino.
Usar Armas e Armaduras: Brincalhões divinos não sabem usar nenhuma arma ou armadura adicional.

Magias por Dia/Magias Conhecidas:
A cada nível, um brincalhão divino recebe novas magias por dia (e magias conhecidas, se aplicável) como se ele tivesse também ganhado um nível em uma classe de conjuração a qual ele pertencia antes de adicionar um nível dessa classe de prestígio. Entretanto, ele não ganha quaisquer outros benefícios que um personagem daquela classe teria ganhado (aumento de chance de expulsão ou fascinação de mortos-vivos, talentos metamágicos ou de criação de itens, e assim por diante). Se ele tiver mais que uma classe de conjuração antes de se tornar um brincalhão divino, ele deve decidir para qual classe adicionará cada nível para os propósitos de determinar magias por dia e magias conhecidas.

Desempenho Cômico: Uma vez por dia por nível de classe, um brincalhão divino pode usar seu humor para produzir efeitos mágicos sobre aqueles que o cercam. Cada habilidade requer um mínimo de nível de brincalhão divino, e algumas requerem um numero mínimo de graduações em Atuação (humor) para se qualificar.

Se um brincalhão divino tiver níveis de bardo, ele pode adicionar seus níveis de bardo com seus níveis de brincalhão divino para determinar o numero de usos diários de seu desempenho cômico.

Inspirar Coragem (Sob): Um brincalhão divino pode usar seu desempenho cômico para inspirar coragem em seus aliados (incluindo ele próprio), fortificando-os contra medo e aumentando suas habilidades de combate. O efeito dura por todo o tempo que os aliados escutarem a atuação do brincalhão e por 5 rodadas depois que ela terminar. Um aliado afetado recebe +1 de bônus moral nos testes de resistência contra efeitos de Encantamento e medo e +1 de bônus moral nas jogadas de ataque e dano com armas. Inspirar coragem é uma habilidade de ação mental.

A habilidade do brincalhão divino em inspirar coragem normalmente não aumenta com níveis. Entretanto, se um brincalhão divino já possuir essa habilidade por outra classe (tal como níveis de bardo), adicione juntamente seus níveis de todas as classes que concedem essa habilidade e compare o total com a tabela com a tabela: 3-4: O Bardo na pagina 27 do Livro do Jogador para determinar o bônus moral concedido por essa habilidade. Por exemplo, um bardo de 2º nível/ clérigo de 3º nível/ brincalhão divino de 6º nível daria +2 de bônus moral nas jogadas apropriadas.

Enfurecer Inimigos (Sob):
Um brincalhão divino de 5º nível ou mais com 13 ou mais graduações em Atuação (humor) pode usar seu talento cômico para enfurecer uma ou mais criatura. Cada criatura a ser enfurecida deve estar a menos de 27 metros, capaz de ver ou ouvir o brincalhão divino, e apto a prestar atenção nele. O brincalhão divino também deve ser capaz de enxergar a criatura. A distração de um combate próximo ou outros perigos não impede a habilidade do praticante, mas concede a criatura +4 de bônus nos seus testes de Vontade para resistir ao efeito. Um brincalhão divino pode escolher uma criatura a cada três níveis de classe para essa habilidade.

Para usar a habilidade, um brincalhão divino faz um teste de Atuação (humor). Seu resultado do teste é a CD do teste de Vontade contra a habilidade para cada criatura afetada.

Se a criatura for bem-sucedida no teste de resistência, o brincalhão divino não pode tentar enfurecer de novo aquela criatura por 24 horas. Se seu teste de resistência falhar, a criatura concentra sua atenção sobre o brincalhão divino, fazendo ataques corpo-a-corpo contra ele toda rodada (ou juntar-se com o brincalhão divino se ataques corpo-a-corpo ainda não for possível). Se a criatura não puder atacar ou se aproximar do brincalhão divino, ela se mantém no lugar, gritando em inútil ira.

Um inimigo enfurecido ganha +2 de bônus moral nas suas jogadas de ataque e jogadas de dano contra o brincalhão divino, mas leva -4 de penalidade na sua CA enquanto enfurecido. O efeito dura todo o tempo que o brincalhão divino continuar atuando e se concentrando (até um máximo de 1 rodada por nível de brincalhão divino). Se a criatura for atacada ou ferida pelo brincalhão divino ou seus aliados, o efeito termina (para somente aquela criatura). Alternativamente, um aliado da criatura afetada pode gastar uma ação padrão para tentar parar sua livre fúria; fazendo isso, concede a criatura um novo teste de resistência com +2 de bônus. Enfurecer inimigos é um encantamento (feitiço), habilidade de ação mental.

Matar com Piadas (Sob):
Um brincalhão divino de 10º nível com 18 ou mais graduações em Atuação (humor) aprende o segredo de matar com piadas. O brincalhão divino deve concentrar e atuar por 3 rodadas consecutivas para ativar a matar com piadas. Ele deve ser capaz de ver sua possível vitima, e sua possível vitima deve ser capaz de ouvir e entendê-lo por esse período.

Durante a primeira rodada, a tagarelice do brincalhão divino parece somente importuna e inofensiva. Na segunda rodada, o alvo pode tentar um teste de Sentir Motivação, confrontado pelo teste de Atuação (humor) do brincalhão, para identificar o possível perigo do ato.

Um alvo que bloquear sua audição ou de outra forma faz ele próprio incapaz de escutar o brincalhão divino (tipicamente requer uma ação padrão que não provoca ataque de oportunidade) estará imune ao efeito.

Após a terceira rodada de atuação cômica, a vitima instantaneamente morre a menos que ele seja bem-sucedido no teste de Vontade (CD 10 + o nível do brincalhão divino + modificador de Car do brincalhão divino).

Matar com piadas é um encantamento (compulsão), dependente da língua, habilidade de ação mental.

Infundir Ficção (Sob):
Iniciando o 2º nível, um brincalhão divino pode gastar uma tentativa de expulsar ou fascinar mortos-vivos para infundir uma de suas magias de ilusões (idéia) com um aumento de extra-realismo. Fazer isso aumenta a CD do teste de Vontade em 10 para identificar a idéia como ilusão. O aumento da CD do teste permanece em efeito por 1 hora ou até a duração da ficção for expirado, o que vier primeiro.

Disfarçar Magias (Ext):
Do 3º nível, um brincalhão divino sabe como disfarçar componentes corporais de sua conjuração. Ele ainda deve gesticular para conjurar magias, mas essas gesticulações aparentam não ter relação a conjuração de magia. Essa habilidade aumenta a CD do teste Identificar Magia para identificar a magia que ele for conjurar em 5, e se o teste de Identificar Magia falhar em 5 ou mais, o personagem erra na identificação da magia conjurada.

No 9º nível e maior, um brincalhão divino também sabe como disfarçar os componentes verbais de sua conjuração. Ele ainda deve falar para conjurar magias, mas ele pode operar os componentes verbais da magia para ser conjurada em uma conversa normal ou qualquer outra forma de comunicação vocal. Essa habilidade aumenta a CD do teste de Identificar Magia para identificar a magia que ele for conjurar em 5, e se o teste de Identificar Magia falhar em 5 ou mais, o personagem identificador erra na identificação da magia conjurada.

O brincalhão divino pode usar essa habilidade em conjunção com sua habilidade para disfarçar componentes corporais se ele desejar, dessa forma aumentando a CD do teste de Identificar Magia para identificar uma de suas magias disfarçadas por um total de 10.

Nenhuma dessas habilidades faz a magia ter menos dificuldade para conjurar, nem elimina os ataques de oportunidade que a conjuração pode provocar.

Ziguezague (Ext):
Um brincalhão divino de 7º nível ou mais pode enganar atacantes para prejudicar seus ataques. Uma vez por rodada, quando o brincalhão divino fazer uma ação que provocaria ataques de oportunidade, ele pode tentar um teste de Blefar como ação livre. O brincalhão divino pode usar seu resultado do teste de Blefar como sua CA contra qualquer ataque de oportunidade causado por sua ação.

Tabela: O Brincalhão Divino
Nível – BBA – Fort – Refl – Vont – Especial – Magias por Dia
1 – +0 – +0 – +2 – +2 – Desempenho Cômico, Inspirar Coragem – +1 nível da classe de conjuração existente
2 – +1 – +0 – +3 – +3 – Infundir Ficção – +1 nível da classe de conjuração existente
3 – +1 – +1 – +3 – +3 – Disfarçar Magias (corporal) – +1 nível da classe de conjuração existente
4 – +2 – +1 – +4 – +4 – – – +1 nível da classe de conjuração existente
5 – +2 – +1 – +4 – +4 – Enfurecer Inimigos – +1 nível da classe de conjuração existente
6 – +3 – +2 – +5 – +5 – – – +1 nível da classe de conjuração existente
7 – +3 – +2 – +5 – +5 – Ziguezague – +1 nível da classe de conjuração existente
8 – +4 – +2 – +6 – +6 – – – +1 nível da classe de conjuração existente
9 – +4 – +3 – +6 – +6 – Disfarçar Magias (verbal) – +1 nível da classe de conjuração existente
10 – +5 – +3 – +7 – +7 – Matar com Piadas – +1 nível da classe de conjuração existente

 

  • Material Oficial traduzido e disponibilizado por:  Rodrigo Pagés Fernandez
Anúncios

2 comentários sobre “Brincalhão Divino (Divine Prankster – Races of Stone)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s