6 Dicas Básicas Para Mestres

Podemos aprender muito com dicas básicas quando aplicamos o seu conhecimento em nossas sessões de RPG. Se você procura resultados melhores é necessário se concentrar, planejar e organizar-se em etapas, portanto leia abaixo alguns elementos essenciais para mestres de RPG:

6 Dicas Básicas Para Mestres

1 – Desenvolva um Plano: Desenvolver um plano para a sua aventura inclui uma visão sobre os objetivos e fatores que definirão o sucesso da sessão, avaliando e eliminando potenciais problemas ou desafios antes que eles  aconteçam, de acordo com as necessidades dos seus jogadores, focando apenas no essencial. Você pode concluir o objetivo da aventura, com os jogadores, muito mais rápido se houver um planejamento, focando nos pontos chaves, porém mantendo-se aberto para possíveis imprevistos, ou quando algum personagem faz algo que seja oposto ao caminho pré-estabelecido pela aventura.

2 – Comunique-se com os Jogadores: Planejar é o primeiro passo, definindo as etapas da aventura, agora o grupo de jogadores precisará ser orientado. Estabeleça as regras, o foco, objetivos da aventura e dos personagens dos jogadores para torna-lá realidade em sua mesa, através de frequente comunicação com o grupo, garantindo assim os resultados esperados. Converse, exponha suas ideias inicias e avalie as críticas, sejam elas boas ou ruins.

3 – Conheça os seus Jogadores: Quem são os seus jogadores e porque eles jogam com você? O que torna o seu jogo diferente ou melhor? Manter um grupo de RPG é difícil, e nem sempre eles vão te dizer o que querem ou precisam sem algum questionamento ou motivo. Pergunte quando houver dúvidas e escute todos eles atentamente. Opiniões mudam, assim como pessoas, e uma crítica pesada hoje poderá tornar-se um elogio amanhã. Respeite os jogadores, igualmente como respeita a sua posição de narrador.

dice_and_dragons_by_weremole-d4cwcir

4 – Avalie os Problemas: Eles vão acontecer, cedo ou tarde, o mestre querendo ou não. Entenda os problemas e divergências de opiniões em sua mesa de RPG, comparando os acertos do passado com os erros do presente, permitindo que você estabeleça decisões e superando-os. Isto também é essencial para a diversão do grupo.

5 – Seja capaz de Improvisar: Tão importante quanto o planejamento é a improvisação, e a sua capacidade de adaptação da aventura de acordo com o rumo dos jogadores. Preparar a aventura nem sempre será o suficiente, ocasionalmente haverá uma mudança nos planos, que exigirá a sua criatividade para corrigir o curso do jogo ou alterá-lo de uma vez por todas. Quanto mais rápido for capaz de improvisar, mais fácil, desapercebido pelos jogadores e divertido o jogo vai se tornar.

6 – Mantenha o Foco: Compreender o objetivo da aventura e como alcançar sua metas, evitando distrações, é muito importante. Distrações surgem em todos os momentos, sejam as típicas conversas paralelas ou brincadeiras, elas permitem que o mestre perca de vista o planejamento da aventura, logo esteja sempre atento e mantenha as suas decisões.

Obter o prestígio dos seus jogadores e uma mesa de RPG com sessões divertidas nem sempre é fácil, no entanto, a recompensa é sempre muito maior.

Anúncios

3 comentários sobre “6 Dicas Básicas Para Mestres

  1. Pingback: Desafio dos Mestres – Que Dica Você daria para um Mestre de Primeira Viagem? | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Dicas para Mestres de D&D em Eventos | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura | Adrenalina RPG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s