Publicado em RPG

Desafio dos Mestres – Que Dica Você daria para um Mestre de Primeira Viagem?

O Rolando 20 iniciou um desafio aos mestres, uma lista com 30 perguntas, inspirado em uma iniciativa de blogs gringos, decidi então responder a primeira das perguntas, aproveitando a oportunidade para auxiliar mestres de primeira viagem.

Veja o primeiro desafio dos mestres do Rolando 20 em: Que dica você daria para o um mestre de primeira viagem? O blog Acarajé & Dragons também participou em: 30 Dias do Desafio dos Mestres #01.

Anteriormente, já sugeri em um artigo 6 Dicas Básicas para Mestres, com soluções para iniciar e melhorar a narração, concentrando-se, planejando e organizando-se por etapas, são alguns elementos essenciais para tornar-se um mestre de RPG. Logo, evitando ser redundante no assunto, pesquisei por outros artigos e podcasts para incorporar as dicas e expandir o conhecimento dos mestres de primeira viagem. Recomendo que leia cada um dos artigos e ouça os podcasts com calma e atenção, quanto melhor discernir o conteúdo deles, mais fácil de aplicá-los posteriormente em suas aventuras.

the_big_adventure_by_zazb

Segue a lista de recomendações:

Começando a Jogar RPG – Como tudo Funciona?, um guia rápido sobre os conceitos básicos do RPG, esclarecendo como funciona, de forma resumida e abordando os principais pontos. O que é RPG, o que faz um mestre, o que fazem os jogadores e como são os personagens, dúvidas básicas sobre o jogo apropriadas para jogadores iniciantes.

Dicas para Leigos no RPG, um artigo com considerações sobre a importância do trabalho em equipe de um grupo de jogadores, pertinente para mestres iniciantes, explicando que a melhor forma para aprender a jogar RPG é jogando, além de uma lista diversificada com algumas informações sobre jogos.

Dez Dicas para Mestres Iniciantes, um apanhado de dicas criativas para o mestre começar a explorar detalhes básicos para atrair o interesse dos jogadores, mantendo um jogo divertido para todos, evitando abusar do seu próprio poder e ser imparcial ao julgar as ações ou tornar-se preguiçoso e desatento diante da história, utilizar e incentivar a criatividade e liberdade dos personagens, ajudar os iniciantes e, por fim, usar o bom-senso e não apegar-se aos dados, favorecendo a interpretação e interação durante o jogo.

10 Passos para ser um Mestre de RPG, uma compilação direcionada para jogadores, novatos ou veteranos, que pretendem tornar-se mestres, com dicas para elaborar um plano de aventura, procurar um sistema compatível com suas ideias, jogadores e um bom local para realizar os jogos, organizar e investir nos materiais necessários para a aventura, estabelecer um tempo para as sessões, fazer bons amigo e focar na diversão.

Preparando aventuras rapidamente (ou Manual do DM desmemoriado e sem tempo), sobre organizar as ideias da aventura, criando tópicos de lugares, cenas, personagens importantes e objetivos, preparar resumos de regras para consultas durante as sessões de jogo, listas com nomes de personagens do mestre (NPCs), e estar preparado para as consequências dos atos dos jogadores e outras situações imprevistas.

Feliz Dia do Mestre – O que eu aprendi com Gary Gygax, artigo dedicado a Gary Gygax (um dos criadores do RPG e do D&D) sobre a experiência de mestrar, com dicas sobre as ferramentas e armas utilizadas por narradores, adequando-se ao seu estilo próprio, a imparcialidade de suas decisões, a busca por fontes de inspirações e referências, dispor desafios aos jogadores, não subestimando a inteligência do grupo.

Segue abaixo, 4 podcasts sobre o tema, escute-os online ou faça o download, instale o arquivo no seu celular e ouça dicas essenciais para mestres de primeira viagem enquanto vai ao trabalho, estudos, viagens e afins:

E não se esqueça, É HORA DE AVENTURA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s