40º Aniversário de D&D – WotC anuncia Mega Evento: Tyranny of Dragons

Tyranny of Dragons, colocará os jogadores contra hordas de dragões liderados pela rainha dos dragões, Tiamat, escolhida como o principal desafio para o mega-evento especial que marca o 40 º aniversário de D&D.

Wizards of the Coast anunciou que o evento se estenderá por várias plataformas modernas, incluindo games, jogos para celular, dispositivos móveis, encontros em lojas, e será lançada neste verão, próximo do lançamento do D&D Next, que muito provavelmente será lançado durante a Gen Con.

Segue abaixo a tradução resumida da notícia sobre o evento do site UsaToday, abordando alguns detalhes sobre o evento, a história e o 40º aniversário de D&D:

Tiamat - Rainha dos Dragões

“Este é um grande ano para nós”, diz Nathan Stewart, diretor da marca D&D publicada pela Wizards of the Coast. Tyranny of Dragons colocará os jogadores contra multidões de dragões, liderados por sua rainha de cinco cabeças Tiamat, que já apareceu em D&D lore como um vilão chave, em meados dos anos 70.

“É realmente épico em termos de escala”, diz Stewart.

Este ano marca o 40º aniversário de Dungeons & Dragons, o primeiro vendido como um jogo de mesa em 1974, criados por Gary Gygax e Dave Arneson.

A dupla se reuniu em 1969 em Wisconsin’s Lake Geneva Wargames Convention, hoje conhecida como “Gen Con”, diz Jon Peterson, autor do livro Playing at the World , que explora a história de jogos de guerra e jogos de RPG. Como parte de sua pesquisa, Peterson entrevistou Gygax e Arneson antes de suas mortes em 2008 e 2009, respectivamente.

Com os wargames, como Gettysburg e D-Day, florescendo durante a década de 1960, Gygax deu-lhes uma rodada medieval com sua criação chamada Chainmail. Inspirado por autores como O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, Chainmail contou com uma aventura de fantasia repleta de dragões, magos e orcs. Arneson mais tarde adaptou o jogo de Gygax em sua própria aventura chamada Blackmoor, que tinha jogadores vasculhando dungeons, buscando tesouros e combatendo monstros.

“Arneson mostrou a Gygax o que ele construiu em Chainmail, e provocou a colaboração que tornaria-se Dungeons & Dragons”, diz Peterson.

A franquia é mais conhecida por sua experiência de mesa, onde os jogadores criam um personagem para guiá-los através de uma variedade de aventuras e batalhas. O jogo – muitas vezes jogado em grupos – dispõe de uma pessoa que será o Mestre, que governa e interpreta as regras e o avanço da história.

Várias versões do jogo de mesa foram lançadas desde então, cada uma com atualizações para as regras padrão. D&D também espalhou seu alcance em livros, jogos de vídeo game, como Baldur’s Gate, e até mesmo uma série de desenho animado, o Dungeons & Dragons que foi ao ar na ABC na década de 80. Mais de 20 milhões de pessoas jogaram D&D em todo o mundo, diz a Wizards of the Coast.

Dungeons & Dragons introduziu conceitos utilizados em quase todos os modernos jogos de vídeo-games, como ganhar experiência através de suas aventuras e “aumento de níveis” para indicar uma maior proficiência em um determinado ofício, diz Peterson.

“D&D nos ensinou a ser um personagem em um jogo e de fazer escolhas para eles”, diz Peterson. “Ele inspira praticamente todos os jogos que nós jogamos hoje.”

Entre os inúmeros desenvolvedores de vídeo-games influenciados por D&D está Tim Willits, diretor de estúdio na ID Software (Doom, Wolfenstein). Introduzido no jogo por seu irmão mais velho, Willits era fascinado pela criação de mapas, usando papel milimetrado para construir missões. Essas aventuras iniciais levaram-no ao design de games, onde trabalhou em títulos da ID, como Quake e Rage .

“Grande parte da imaginação que alimentou o (vídeo) game design nos anos 90 vieram porque todos nós jogávamos D&D”, diz Willits, acrescentando que o jogo ofereceu “muita inspiração” para o trabalho da ID Software.

Amir Rao, diretor de estúdio na Supergiant Games, diz que a inclusão de um narrador em seu título de ação Bastion foi parcialmente influenciada por D&D, no Mestre dos Magos. Rao começou a jogar D&D na quarta série e continua a jogar com os amigos regularmente.

“Eu acho que muitas pessoas queriam ver uma versão digital de sua própria história de campanha”, diz Rao, sobre o game designers. “Eu não ficaria surpreso se muitos dos RPGs e RPGs de ação que temos hoje vem quase diretamente de uma incrível campanha de 10 anos de D&D que tinham com seus amigos.”

Wizards of the Coast planeja uma festa enorme para D&D em seu 40º aniversário, que será neste verão (americano) com a chegada de Tyranny of Dragons. Stewart irá conduzir experiências em todos as mesas e plataformas digitais.

“Obviamente, você vai ser o herói, salvando o dia e derrotará o mal”, diz Stewart. “Mas o mais importante nisso é a história que você vai dizer e as amizades que você vai formar.”

Dungeons & Dragons continua a ter um impacto significativo sobre o entretenimento interativo.

“Estamos nos movendo para longe de uma cultura onde a principal forma de interagir com a história é lê-lo ou vê-lo em uma tela”, diz Peterson. “Em vez disso, jogar com ele. Somos um protagonista, e fazemos escolhas que importam. Isso nos dá um nível de investimento e imersão em histórias que simplesmente não estava disponível para nós antes de D&D”.

Leia a matéria na íntegra em: Details of next ‘Dungeons & Dragons’ revealed.

4 comentários sobre “40º Aniversário de D&D – WotC anuncia Mega Evento: Tyranny of Dragons

  1. Pingback: Saiba mais sobre Tyranny of Dragons, próximo evento de D&D Next | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Julgamento pelos direitos cinematográficos de D&D será em Março | Adrenalina RPG

  3. Pingback: WizKids anuncia nova linha de Miniaturas para o D&D Next | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 1/2 | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s