Explorando ao Máximo o Background dos Personagens

Vamos abordar algumas dicas úteis para explorar, estruturar e construir ao máximo o background dos personagens do jogador, lembrando que criatividade é sempre essencial.

Criar backgrounds pode frustar muitos jogadores, geralmente veteranos tem maior facilidade, embora nem sempre isto seja comum, enquanto novatos são pressionados criativamente para obter mais detalhes sobre o histórico de seus personagens. Mesmo os jogadores veteranos, após uma longa sequência de jogos e criação de personagens, são alvos da escassez de criatividade, é algo bastante comum. O resultado, geralmente, são personagens clichês ou limitados conceitualmente. O passado é importante, determinar os eventos básicos do histórico do personagem define as suas experiências e, quando bem aproveitadas pelo mestre, proporciona eventuais tramas e subtramas no jogo.

Após determinar através do sistema o que será o seu personagem, é hora de pensar em cada elemento do seu histórico, seja individualmente ou em conjunto do grupo, uma história cronológica estabelecida apenas por momentos considerados importantes, as opções normalmente estarão entre a terra natal, família, conflitos morais, personalidade, um grande evento ou algo marcante do passado, e o principal, a motivação, o seu maior objetivo. No entanto, o jogador pode decidir fazer exatamente o inverso, escolhendo um conceito para o seu personagem e depois avaliar qual será a opção via de regra mais compatível com suas ideias, logo após seguir com o processo de criação do histórico, inserido o restante.

Ao invés de um objetivo rígido é sempre melhor escolher um mais abrangente, mais amplo, sendo capaz de incentivar a interpretação, além de possibilitar a construção da campanha em torno dos históricos dos personagens dos jogadores, inspirando a criatividade do mestre e o potencial de jogo. Conforme o background for se desenvolvendo, determinando as circunstâncias e acontecimentos do seu passado, sempre que possível aumente o número de motivações do seu personagem.

Characters by YamaO

Aproveito para indicar um texto com uma lista de motivações e objetivos para desenvolver o background do seu personagem, do blog Birosca Nerd, é um pequeno guia introdutório para orientar jogadores que estejam em dúvida ou dificuldade na construção do histórico: Motivações e objetivos do personagem.

Criar o background em conjunto do grupo pode parecer mais difícil, mas colabora no desempenho do jogo, os personagens precisarão apenas de elementos do seu passado que estejam interligados, sejam estes conectados ocasionalmente, coincidentemente, por meio de motivações ou objetivos em comum, a curto ou longo prazo. Recomendo que os jogadores e/ou mestre leiam: Você aproveita mesmo o background dos personagens?, Histórico do Personagem e Cinco formas de envolver o histórico de personagens.

No primeiro texto, você encontrará algumas reflexões e boas dicas para utilizar um histórico aproveitável dos personagens em conjunto do grupo, exemplos de como utilizar ganchos para encaixá-los e formas para conduzir o enredo, evitando comprometer a diversão de alguém, o mais importante. O segundo e terceiro, são traduções da ForjaRPG, originalmente publicadas no D20 Source, com muitas sugestões e orientações para incorporar e desenvolver o histórico dos personagens, e inseri-los no enredo.

Em determinadas ocasiões, o mestre poderá sugerir ou restringir as opções de histórico dos personagens, optando por uma campanha pré-estabelecida, definindo alguns conceitos que estarão disponíveis, como um grupo de personagens bondosos ou malignos, uma localização em comum para o grupo, um cenário ou sistema mais restrito, por exemplo. Aconselho, de início, o diálogo entre os jogadores e mestre, para avaliar o que poderá ser permitido e decidir quais são as melhores e mais viáveis opções acessíveis, e que estarão de acordo com a construção do seu background, levando sempre em consideração a diversão de todos os presentes.

Embora também não seja comum, o mestre pode optar por iniciar o jogo pelo histórico dos personagens, tornando a primeira sessão parte integral do background de todos os personagens do grupo de jogadores, isso poderá enriquecer o passado, possibilitando conectá-los futuramente através de ganchos de aventura, além de acrescentar uma maior interação e estimular a interpretação. Aliás, o jogador pode sugerir que o mestre faça isto com seu personagem ou grupo, é uma excelente forma de renovar o espírito de jogo.

character_portraits_by_yamao

A seguir, uma série de traços de personalidade traduzidos do Player’s Handbook II da edição 3.5 do D&D, divididos em três partes, criados para incorporar e enriquecer o personagem, acrescentando novos elementos ao jogo. Escolha um dos traços de personalidade que esteja mais de acordo com o passado e conceito do seu personagem:

Logo abaixo, alguns conflitos interessantes e genéricos traduzidos por mim e retirados do Pathfinder, sugiro que escolha no máximo três deles, conforme estima aqueles que são compatíveis com o passado do seu personagem ou, se achar melhor, sorteie aleatoriamente nos dados:

CONFLITOS

D20 Resultado
1 Falha: Você falhou com um amigo, membro da família ou um ente querido que dependia de você para cumprir uma tarefa importante.
2 Crime : Você cometeu um crime pequeno, como vandalismo, invasão de propriedade, ou travessuras.
3 Mentira : Você deliberadamente fez alguém acreditar em algo que não era verdade para promover seus próprios objetivos.
4 Quebrou uma promessa : Você fez um juramento ou promessa que era importante para outra pessoa, mas você não manterá ou manteve sua promessa.
5 Humilhação : Você foi humilhado publicamente ou escandalizará alguém com qualquer informação verdadeira.
6 Negligência : Causada contra alguém que sofreu por sua própria inércia, negligência, imprudência excessiva.
7 Roubo : Você roubou vários itens pequenos ou de baixo custo que pertenciam a outro.
8 Sedutor : Você manipulou alguém para agir de acordo com sua vontade, descuidou-se ao saber se ele tinha os mesmos ou melhores interesses.
9 Trapaça : Você quebrou uma regra, lei, contrato ou acordo para o seu próprio ganho.
10 Traição : Você traiu alguém que você confiou.
11 Aliado Maligno : Você tem um aliado maligno, uma criatura destrutiva, organização ou indivíduo.
12 Reputação : Você arruinou totalmente a honra, a reputação, ou fortunas de um indivíduo ou grupo.
13 Roubo Maior : Você roubou itens valiosos ou raros.
14 Corrupção : Você aconselhou uma pessoa inocente que confiou em você em direção de escolhas adversas.
15 Chantagem : Você usou o seu conhecimento ou ameaças para forçar a cooperação de alguém.
16 Destruição : Você destruiu a propriedade de outra pessoa.
17 Roubo Violento : Você roubou alguém com ameaças ou com extrema violência.
18 Crime violento : Você bateu, agrediu, ou mutilou alguém.
19 Assassino : Você matou alguém.
20 Assassinatos : Você matou vários, até 12 seres inteligentes.

7 comentários sobre “Explorando ao Máximo o Background dos Personagens

  1. Pingback: Dicas para Intensificar a Interpretação em D&D | Adrenalina RPG

  2. Pingback: De Mestre para Mestre #9 – Waldeli R. Serachiani | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Background: Zviera, Domáce – O Branco (Ladino – Forgotten Realms) | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Táticas de Batalha de Monstros | Adrenalina RPG

  5. Pingback: 10 Dicas para Evitar a Morte do seu Personagem | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  7. Pingback: 12 Dicas para ser um Jogador Melhor | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s