Sem Tempo para Jogar? 5 Dicas para obter uma Sessão de RPG mais rápida!

Nem sempre sobra tempo o suficiente para a diversão, reunir um grupo de jogadores e ter um sessão agradável de RPG torna-se cada vez mais difícil conforme envelhecemos, outras prioridades surgem, sejam os familiares, o trabalho, relacionamentos, filhos ou os típicos desafios aleatórios da vida.

Pensando nisso, listei algumas sugestões para jogadores que estejam com problemas para jogar, geralmente por falta de tempo, são 5 dicas para obter uma sessão de RPG mais rápida e evitar a perda de tempo, que realmente podem fazer uma grande diferença. Se você acha que poderia melhorar a qualidade de suas sessões se houvesse um pouco mais de tempo, tente introduzir algumas das dicas e truques abaixo, se tudo correr bem, já será uma vitória.

No meu grupo de jogo, nos reunimos uma vez por semana, por cerca de 6 ou 7 horas, às vezes jogamos mais, este período é somente uma média de tempo das sessões. Alguns membros, como eu, moram mais longe do local escolhido para jogar, logo o jogo tem que acabar no horário combinado imediatamente, para permitir que todos chegarão em suas casas e poderão descansar o mínimo suficiente para iniciar a semana de trabalho e/ou estudos. Então, na teoria, queremos sempre fazer o melhor no pouco tempo de jogo que teremos.

Leaving Korvosa by Yanimator

Evite atrasos

Se o jogo começa às 17:00, por exemplo, permita um atraso de até 10 minutos e então comece a sessão. Se alguém está atrasado, comece sem ele, com tantos meios de comunicação atualmente, como celulares, não há desculpa para não avisar o grupo que chegará atrasado. Às vezes, se for necessário, para facilitar o jogo para os demais jogadores, o narrador ou algum outro jogador ficará responsável pelo personagem do jogador atrasado, usando-o como um NPC até que ele chegue. Aconselho o mestre ou o anfitrião, ficarem com todas as fichas de personagens dos jogadores, reuni-las ao final da sessão sempre, quando alguém atrasar, use-a.

Um Jogador será escolhido para rolar a iniciativa

Assim que estiver pronto para começar o jogo, o grupo de jogador escolhe alguém para rolar todos os testes de iniciativa. Provavelmente, algum personagem que tenha a destreza alta ou seja linha de frente dos combates, um batedor, caçador e etc. Não importa, escolha um jogador para fazer as rolagens de iniciativa sempre, exceto em ocasiões especiais que o narrador decida pelo contrário. Desta forma, quando um encontro ou combate começa, o jogador escolhido rolará a iniciativa pelo grupo, e a ordem das ações será anotada pelo mestre.

Outra dica, após rolar a iniciativa, é começar os combates pelo jogador mais próximo do narrador, seja no sentido da direita ou da esquerda, para obter ações mais rápidas, principalmente se houver um grande número de jogadores na mesa, no combate é fácil esquecer a ordem de ações e torná-lo prolongado.

Seja mais rápido nas ações

O narrador determina a ordem na rodada e alerta os jogadores para pensarem sobre o que farão em suas ações antes de sua vez chegar, evitando retardar o jogo. Quando chegar a vez do jogador, ele tem que estar pronto para fazer a sua ação. Se já foi avisado da ordem da mesa, deve estar preparado até o momento de sua vez, exceto se algo totalmente inesperado acontecer no jogo. Logo, o jogador deve ser claro e objetivo sobre o que vai fazer e declarar o final do seu turno o mais rápido possível, o narrador inicia a ação do próximo na ordem do grupo, que já estará pronto para realizar a ação dele também. e assim sucessivamente.

Full Color 25 by Concept-Art-House

A ação acabou

Depois de avisar que a ação acabou, então é isso, o turno do jogador terminou e é a vez do próximo. Se o jogador esqueceu de fazer algo, então ficará para o próximo turno dele. É muito comum jogadores tentando fazer algo fora do turno deles, especialmente quando esquecem de uma determinada ação importante ou percebem que fizeram algo de errado. Se o jogador esqueceu de fazer algo no seu turno, não haverá outra opção além de realizá-la em outra rodada, o narrador continua seguindo o jogo.

Role todos os dados juntos

Os jogadores poderão fazer as rolagens de todos os seus dados em conjunto. Por exemplo, se for em D&D, incluirá o D20 nos ataques, além de todos os demais dados de dano relevantes, em uma única jogada. Basta ter a certeza de que, se você tem diferentes talentos, poderes ou habilidades que utilizam o mesmo dado de dano, determine uma cor para cada um deles, deixando claro ao narrador quais serão. Se possível, para evitar esquecimentos ou discussões no decorrer da sessão, o jogador poderá anotar as cores dos dados que representam as suas respectivas habilidades na ficha do personagem.

18 comentários sobre “Sem Tempo para Jogar? 5 Dicas para obter uma Sessão de RPG mais rápida!

  1. Pingback: Dicas para Intensificar a Interpretação em D&D | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Táticas de Batalha de Monstros | Adrenalina RPG

  3. Pingback: 10 Dicas para Evitar a Morte do seu Personagem | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Dicas para Mestres de D&D em Eventos | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Dicas para Planejar Aventuras e Manter a Criatividade nos seus Jogos | Adrenalina RPG

  7. Pingback: Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens | Adrenalina RPG

  8. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  9. Pingback: 12 Dicas para ser um Jogador Melhor | Adrenalina RPG

  10. Pingback: Melhorando os Encontros & Combates | Adrenalina RPG

  11. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  12. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  13. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  14. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  15. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  16. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG