Publicado em RPG

Dicas para Intensificar a Interpretação em D&D

Leio constantemente comentários de jogadores afirmando que D&D é um RPG pouco interpretativo, em minhas observações, considero cada momento uma oportunidade de interpretação. Embora o ritmo do combate de D&D tende a diminuir o papel da interpretação em jogo, creio que isso ocorre na medida que o sistema quase que poderia ser classificado como um jogo de combate tático, ao invés de um RPG, ainda que seja uma visão extrema, ela tem o seu fundo de verdade.

Outra maneira de enxergar isso, é que existem boas oportunidades para a interpretação que são apresentadas no decorrer do jogo, até mesmo em encontros e combates, entretanto o problema surge quando são somente utilizadas para fornecer uma desculpa para o chegar ao combate, o enredo é empregado em jogo como subterfúgio para realizar os combates. Se você estiver animado para garantir e fortalecer a interpretação no seu grupo de RPG, mas também não quer sacrificar a diversão dos combates, mantendo o seu estilo de jogo, considere as dicas abaixo:

Danger_from_behind_by_nJoo

Colabore com a História

Isto pode parecer estranho, mas muitos narradores colocam pouca ênfase na história, tornando-a uma desculpa para inserir alguns encontros de combate interessantes, logo os jogadores experientes perceberão isso, reagindo de acordo, resultando em pouca interpretação durante o jogo, e mais tempo gasto nos combates.

Se você quiser aumentar a interpretação dos jogadores, seguindo dessa forma, muito provavelmente não funcionará. É necessário se concentrar na história, desenvolve-lá primeiro e fornecer aos jogadores uma razão convincente para colaborar e conhecer o enrendo, trama e subtramas que estarão no caminho.

Introduza o Mistério

Introduzir algo na história que os jogadores não tem certeza sobre o que é, será sempre uma ótima maneira de obter atenção no jogo. Certa vez, em uma campanha old-school, havia um NPC que enviava aventuras aos personagens dos jogadores, em um exemplo prático, não muito diferente do Mestres dos Magos no desenho Caverna do Dragão.

No entanto, os jogadores tinham a sensação de que o NPC especial estava escondendo algo, mas eles nunca tiveram a certeza completa, a desconfiança chegou ao ponto de acreditarem que ele era, na verdade, o principal vilão da campanha. Incentive a criatividade e as opiniões dos jogadores, introduza um pouco de mistério na história e explore as motivações dos personagens dos jogadores.

Manhunt_by_RalphHorsley

Combates mais Rápidos

Combates em D&D, geralmente, não são rápidos, conforme a progressão de níveis aumenta, a quantidade de tempo de cada encontro também parece aumentar. Se por um lado os combates ganham mais tempo, por outro, a interpretação perde. O combate pode levar duas horas para ser concluído e os jogadores podem realmente estar esperando por encontros em uma sessão, mas para intensificar a interpretação e permiti-lá florescer em jogo, será preciso uma boa quantidade de trabalho em equipe.

O truque é criar encontros que são desafiadores, mas de curta duração, e obter combates na sessão mais rápidos. Dois combates na sessão de duas horas cada, totalizando quatro horas de duração, podem ser diminuídos para três, basta reduzir a quantidade de criaturas, os pontos de vida delas, fazê-las fugir quando o chefe/líder for morto e etc.

18 comentários em “Dicas para Intensificar a Interpretação em D&D

    1. Olá, Lucas.

      Tanto esse texto quanto a segunda parte (https://adrenalinarpg.wordpress.com/2014/02/01/dicas-intensificar-interpretacao-2/) podem ser totalmente empregados no Old Dragon, tendo em vista que o sistema é uma versão old-school, um retro-clone, do D&D. Não será necessário alterar nada, as dicas são válidas para ambos os jogos.

      Ainda assim, recomendo a leitura do ‘Guia para um D&D mais Old-School’, abordando uma série de dicas preciosas sobre interpretação e maneiras de incorporar o clima adequado no jogo, você pode encontrá-lo, disponível para download aqui: http://vorpal.megadodo.com.br/wp-content/blogs.dir/9/downloads/Guia%20para%20um%20D&D%20mais%20old-school.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s