Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 1/2

Erik Mona da Paizo Publishing, logo após o evento GAMA Trade Show, foi entrevistado pelo ICv2, e comentou sua opinião sobre o mercado de RPG, o crescimento da indústria de jogos, os próximos lançamentos e o posicionamento da editora diante da nova edição do D&D.

A nova edição de D&D provavelmente será lançada durante a Gen Con deste ano, o site UsaToday recentemente noticiou o 40º Aniversário de D&D, onde a WotC anunciou o Mega Evento: Tyranny of Dragons, liberando informações e detalhes sobre a aventura que colocará os aventureiros contra Tiamat mais tarde em Tyranny of Dragons, próximo evento de D&D Next, além de divulgar que a WizKids produzirá uma nova linha de Miniaturas para o D&D Next. A partir do verão americano, com o retorno e uma nova edição do mais popular RPG de todos os tempos, o mercado de jogos poderá mudar.

Está a primeira parte da entrevista traduzida, na segunda parte (Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 2/2), Erik Mona comenta sobre a mudança secular no mercado de RPG, o novo jogo de vídeo game de Pathfinder, os planos da editora divulgados no evento GTS, e muito mais.

Erik Mona - Paizo Publishing
Quando a nova edição de Dungeons & Dragons for lançada neste verão, o cenário do RPG vai mudar. Como o senhor vê a situação atual do mercado de RPG e como você acha que o mercado vai ser afetado pelo lançamento?

O estado atual do mercado de RPG é bastante auto-evidente: Pathfinder tem sido extremamente bem sucedido, aumentando em popularidade desde que saiu. Já vendeu mais cópias do Core Rulebook há cada ano do que o anterior, desde o ano dois. (Ano aquele que vendeu mais de dois anos, mas os números estão crescendo todos os anos desde então). Temos 60 mil jogadores registrados jogando em campanhas da Pathfinder Society e 350 coordenadores Pathfinder Society em todo o mundo. Nós os chamamos de Venture-Captains e Venture-Lieutenants, e eles nos ajudam o Pathfinder a crescer organicamente em diferentes partes do mundo.

Eu acho que é provavelmente mais fácil de encontrar um jogo de Pathfinder do que um jogo de D&D no momento. É claro que quando 5 ª Edição sair, provavelmente este verão, definitivamente será uma grande competição da atenção das pessoas no tradicional RPG espada e feitiçaria. Estamos cientes disso e estamos fazendo o melhor que podemos para manter as pessoas focadas no jogo que estão jogando atualmente, que em muitos casos é Pathfinder.

Nós estamos fazendo uma abordagem em três frentes para se certificar de que temos algo de interesse para os atuais jogadores de Pathfinder, onde quer que eles estejam em dedicação e interesse. Há uma série de razões diferentes para pessoas gostarem de jogar jogos de RPG de fantasia, então nós tentamos fazer algo que agrada a você, não importa se o interesse é primário em sua mente.

Por exemplo, em agosto, vamos lançar o Pathfinder Advanced Class Guide, que é uma expansão de regras de capa dura que vai apresentar dez novas classes para o jogo. A idéia é se você é um jogador muito dedicado, do tipo que é super-animado com novas regras, ou talvez é alguém que se sente como quem já viu de tudo já, temos dez novas classes no Advanced Class Guide. Todos foram submetidos a um teste de jogo público rigoroso neste inverno, por isso há dezenas de milhares de pessoas que já experimentaram essas classes e estão ansiosos para a edição final que irá incorporar algumas das mudanças sugeridas a partir de nossos playtesters.

Advanced Players Guide é o terceiro mais vendido livro de capa dura que fizemos após o primeiro Bestiary e o Core Rulebook. Sempre fizemos uma expansão significativa das classes no jogo, as pessoas gostaram da notícia e parece ter revigorado o interesse delas no jogo. Isso é um grande lançamento que temos para agosto.

Pathfinder - The Emerald Spire Superdungeon

Em junho, estamos fazendo algo realmente interessante chamado The Emerald Spire Superdungeon. Uma das coisas que eu suspeito que vai acontecer quando D&D lançar a nova edição é que terão que voltar ao básico. Eles já disseram que o manual do monstro irá conter todos os principais monstros. Tendo acabado de começar a bola a rolar em uma edição de RPG de fantasia apenas alguns anos atrás, a lógica sugere que você comece com os orcs, dragões, masmorras e todas essas coisas, por isso, uma das coisas que estamos fazendo para se certificar que o Pathfinder tem uma oferta para as pessoas que estão mais interessados ​​em um jogo mais tradicional é o Emerald Spire Superdungeon.

A campanha Kickstarter que fizemos no ano passado levantou mais de 1 milhão de dólares para o jogo de computador Pathfinder Online do estúdio Goblinworks, que está desenvolvimento agora

Emerald Spire Superdungeon tem 160 páginas, capa dura e uma super masmorra com 16 níveis, cada um projetado por superstar designers de jogos. Temos os escritores mais conhecidos aqui na Paizo, como James Jacobs, nosso Diretor de Criação; Wes Schneider, nosso editor-chefe; Jason Bulmahn, nosso designer-chefe, eu mesmo, e até mesmo Lisa Stevens saiu da aposentadoria de design de jogo para contribuir com um nível. Nós também temos um monte de nomes conhecidos da indústria do jogos, os níveis de Ed Greenwood, criador dos Forgotten Realms; Keith Baker, o criador do Eberron; Frank Mentzer, do Red Box de D&D dos anos 80; Chris Pramas, o presidente da Green Ronin e Mike Stackpole. Há realmente uma impressionante lista de autores para esta coisa e cada um trouxe o seu próprio estilo ao design do calabouço.

É um ricamente ilustrado e totalmente colorido, estará disponível por 34,99 dólares. Eu acho que vai apelar para as pessoas que procuram “vamos arrebentar as portas e lutar contra monstros”.

O último pilar do nosso plano para manter o interesse das pessoas neste verão está em algo que um sistema de regras mais maduras pode fazer, algumas coisas que são mais um pouco mais experimentais.

Em agosto vamos lançar o Iron Gods Adventure Path. É a exploração de uma parte do mundo chamado Numeria, onde cerca de mil anos atrás, uma nave espacial gigante caiu na superfície da Golarion, o nosso mundo, cheio de lixo espacial e detritos de um futuro louco por toda esta paisagem bárbara. Iron Gods, terá os personagens investigando segmentos desta nave espacial que caiu, lidando com sua tecnologia (ainda muito ligado à terra, em uma forma de espada e feitiçaria), na adição de um pouco de super-ciência. Nós estaremos liberando alguns livros de apoio, como um guia de tecnologia na linha Campaign Setting que irá adicionar ciência ficcional, armas, equipamentos e conceitos para Pathfinder. 

Iron Gods vai de agosto a janeiro, é realmente o conceito central de deuses de ferro, o que aconteceria quando uma inteligência artificial associada com o futuro assume as características de um deus, e as pessoas começam a adorar esta inteligência artificial, concedendo-lhe poderes divinos. O que isso significa para o mundo do Pathfinder e, especificamente, para a terra de Numeria? Estamos fazendo essa campanha de forma independente. Definitivamente haverá jogadores que não estarão interessados ​​em adicionar qualquer tipo de tecnologia em seu cenário de campanha, e como outros elementos temáticos do Pathfinder Campaign Setting, este livro será auto-suficiente. Achamos que um monte de pessoas que não estarão necessariamente interessados ​​em voltar para o início e vão estar interessado em tentar coisas novas.

Toda vez no passado, quando fizemos uma aventura experimental, ou alguma coisa que nós pensávamos que seria controverso como o Reign of Winter Adventure Path, que acabamos de concluir, onde você salta de um mundo para outro. Porque envolve Baba Yaga e cabana dela, pensamos que seria divertido para enviar as pessoas de volta à Primeira Guerra Mundial, na Rússia, e eles lutaram contra Rasputin, um monge russo invencível. Essa tem sido uma das aventuras mais populares que já lançamos.

A lição é que estamos empenhados em fantasia e nós definitivamente vamos estar fornecendo, conforme o tempo passa, muito regularmente, mas quando damos um passo fora das expectativas as pessoas realmente respondem positivamente.

Com o Advanced Class Guide trazendo novas classes e novas opções mecânicas interessantes para os jogadores, com Emerald Spire providenciando a clássica experiência da espada e feitiçaria, e depois com Iron Gods fornecendo seis meses de apoio para um interessante sistema, maduro e exploração temática, nos sentimos muito confiantes de que as pessoas, pelo menos, continuarão a olhar em nossa direção, não importa o que mais atingirá as prateleiras em agosto ou setembro, ou outubro ou sempre.

Temos ouvido de varejistas e distribuidores que apenas três ou quatro anos atrás, eles não poderiam sequer pensar em mais de dois RPGs, e agora eles mencionam até quatro ou cinco que estão vendendo bem. Você acha que o RPG está crescendo, e o que você acha que vai acontecer quando o D&D voltar?

Eu acho que está crescendo. A hegemonia do Sistema D20 que realmente surgiu em 2000, foi destruída pelo fato de que não havia uma licença de sistema de jogos abertas para a 4 ª Edição, que as encorajava de seguir em seus próprios sentidos. Há uma safra de novas empresas que não existia há 10 anos, que não faziam parte da saturação D20. Muitos deles estão fazendo seus próprios sistemas, preenchendo nichos que não eram do sistema D20, então você tem um grande crescimento.

No GAMA este ano, a indústria como um todo, está muito mais saudável do que era 5 ou 6 anos atrás, por isso, em geral, existem toneladas de opções para as pessoas que têm um jogo que eles querem jogar, seja ele qual for. Eu definitivamente acho que há mais pessoas que compram RPGs e mais pessoas jogando RPGs do que havia há cinco anos. Há certamente mais pessoas jogando Pathfinder do que havia há cinco anos, e eu acho que outras empresas têm visto um crescimento similar.

Vai ser muito interessante ver o que acontece com o D&D. Acho que Hasbro tem a oportunidade de levar RPGs em certos locais do mercado de massa, que muitas empresas, mesmo as empresas grandes como a Paizo, não têm essas relações ou a capacidade de assumir o risco de um enorme retorno do Walmart. No passado, a Hasbro mostrou alguma habilidade para fazer isso, e D&D costumava estar em todas as lojas de brinquedos do país e do catálogo da Sears. O mundo mudou muito desde então, mas é uma grande marca e vamos ver o que acontece.

Minha esperança é de que uma nova edição revigorada de Dungeons & Dragons seja capaz de atrair ainda mais pessoas para o hobby. Eu estava na Wizards of the Coast durante o lançamento da terceira edição e eles estavam colocando anúncios na Maxim Magazine. Eles estavam realmente fazendo um alcance significativo para os jogadores veteranos e para os novos jogadores de uma forma que a maioria das empresas não pode se dar ao luxo de fazer. Minha esperança é que um novo D&D possa trazer novos jogadores para o hobby. Se eles serão capazes de manter o interesse desses novos jogadores com versões posteriores é uma questão em aberto. Se algumas dessas pessoas não ficará satisfeito, estarei muito feliz por ter um jogo de RPG que, idealmente, vai atrair eles também.

Pathfinder é fortemente apoiado: nós temos muitos lançamentos (estamos lançando cinco ou seis produtos por mês); fazemos três ou quatro livros de capa dura por ano. Esta é uma linha completa de RPG e para pessoas que estão à procura de algo que vai lhe dar aventuras e mundos com vários mundos paralelos de diferentes interesses, e nós temos uma campanha mundial de jogo organizado. Nós temos todas essas coisas no lugar. Em termos de concorrência, acho que estamos bem situados como poderia ser. Temos muita fé em nossa empresa e muita fé em nosso jogo. Nossos fãs não parecem estar ficando cansado do jogo e está ficando mais e mais popular. Vai ser um ano interessante. Nós sobrevivemos a última edição do D&D,  tenho certeza que nós vamos sobreviver a isso, também.

Veja também:

Um comentário sobre “Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 1/2

  1. Pingback: Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 2/2 | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s