Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 2/2

Na segunda parte da entrevista, Erik Mona da Paizo Publishing diz sua opinião ao ICv2 sobre as mudanças e a expansão do mercado de RPG nos últimos anos, sobre o novo jogo de vídeo game de Pathfinder, os próximos lançamentos da editora anunciados no evento Gama Trade Show e muitos mais.

Confira a tradução da primeira parte em: Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 1/2

Erik Mona Paizo Publishing

O mercado de jogos parece estar enxergando uma mudança secular nas pessoas se afastando dos games e indo para os jogos de mesa. Você vê uma rotação de volta para a mesa?

Eu não sei se é uma rotação; Eu acho que é mais de uma mudança geracional. Entrei para a indústria em 1999 (persistindo em torno de cerca de 5 anos antes disso), mesmo na beira da 3 ª Edição. Naquela época, havia realmente uma grande preocupação, particularmente no RPG, sobre o envelhecimento do público e se estávamos trazendo novas pessoas para o jogo. Vinte anos depois, isso apenas vai ser um hobby para 40, 50, crianças de 60 anos? “Oh, meu Deus, o céu está caindo! O que vamos fazer?” Houveram evidências em torno de nós, mas nos últimos 10 anos, os dados demográficos parecem estar realmente mudando. Você vai a Gen Con e há pessoas mais jovens e mulheres que jamais houveram antes.

A cura definitiva para o marasmo de grisalhos é PAX Prime aqui em Seattle. Basicamente um show de vídeo-games, e colocamos o Pathfinder lá em apenas uma sala cheia de grande parte de jovens de 13 a 19 anos, muitos dos quais não têm a nostalgia dos anos 80 de D&D, porque eles não tinham nascido ainda.

Acho que esta nova geração de jogadores são apenas os jogadores do primeiro e segundo meio. Eles realmente não se importam tanto o que console do jogo é, ou se é um jogo de cartas, ou um jogo de tabuleiro ou um jogo de RPG, assim como jogos em geral. Eles cresceram com jogos como uma parte de sua vida e como parte do tecido social de uma forma que eu mesmo, crescendo nos anos 70 e 80, realmente não o fiz. Por exemplo, nós estávamos testando o Pathfinder Beginner Box com crianças de 15 anos de idade. O objetivo era ter pessoas que nunca tinham jogado um jogo de RPG de mesa antes de realmente jogar Pathfinder dentro de 15 minutos após a abertura da caixa. Sentamo-nos no outro lado de um espelho unidirecional e observou essas crianças lidam com as regras (e, claro, fizemos alterações para as coisas que eles ficaram confusos), mas uma das coisas que foi muito emocionante para mim foi o quanto eles entenderam. Eles não tinham qualquer problema com as classes, pontos de vida, níveis e rodadas de combate, provavelmente porque tinham jogado jogos de vídeo-game e era apenas uma segunda natureza para eles. Eles realmente não precisaram ler as regras muito quando estavam com esse tipo de material.

Acho que estamos vendo uma mudança em que o jogo é uma parte mais importante da cultura em geral e as pessoas estão mais abertas aos jogos em quase qualquer tipo de formato. Acho que teve um enorme impacto sobre o crescimento de jogos.

Uma das grandes mudanças para Pathfinder nos últimos cinco anos, escrevendo o Pathfinder Rulebook principalmente para jogadores amadores e pessoas que já estavam jogando 3.5, mas o que aconteceu posteriormente é que há uma tonelada de jogadores Pathfinder que não têm qualquer relação com outro RPG anterior. Eles só entraram para o hobby e o Pathfinder foi o jogo mais popular em sua área, de modo que foi como começou.

É meio estranho, já que muitos dos escritores na indústria, e os meus colegas, tem de 10 a 20 anos de experiência com toda uma variedade de jogos. Muitas dessas pessoas estão vindo para Pathfinder primeiro e essa é uma das razões pelas quais decidimos que é imperativo criar uma Beginner Box, para as pessoas sem a suposição de que elas tenham jogado uma vida inteira de jogos de RPG de mesa. O que descobrimos é que, na verdade, eles estavam tocando uma vida inteira de muitos jogos diferentes. Muitos deles não são de mesa, RPG’s, mas um monte de linguagem e o DNA são compartilhados entre os jogos, o que torna mais fácil para esses novos jogadores saltar a bordo.

O que está acontecendo com o jogo de computador? 

Estamos há meses de distância de entrar em testes fechados aqui no escritório. Então, está dentro do cronograma, a inscrição começará no terceiro trimestre de 2014. As pessoas do Kickstarter serão capazes de começar a jogar no Q3 e, em seguida, a inscrição real será aberta e está prevista para 2015.

Será muito divertido. Estou lá quase toda semana verificando artes e animações. Vendo os goblins e ogros correndo e lutando em forma de jogos de computador é bastante surpreendente. Definitivamente, um longo caminho desde Pathfinder No. 1 em 2007, quando eu estava nervoso que não seria mesmo capaz de publicar o sexto Adventure Paths e agora estamos olhando para os jogos de computador animados. Ele percorreu um longo caminho.

Pathfinder Campaign Setting - Inner Sea Gods

Você estava mostrando o novo Inner Sea Gods no GAMA Trade Show. O que há de novo no livro?

Em 2007, lançamos um livro chamado Gods and Magic, um guia de 64 páginas com as religiões e deuses do Pathfinder Campaign Setting. Esse livro foi esgotado. É um tema muito popular com os jogadores de fantasia. Queríamos trazer o material de volta, mas de uma forma muito mais expandida. 

Nós temos um livro de capa dura de 330 páginas saindo e ele compila uma série de artigos mais longos que Sean K. Reynolds escreveu para o Pathfinder Adventure Paths. Cada Adventure Paths, fazemos dois artigos sobre deuses diferentes, por isso usamos os como base, expandindo muitos deles e fez com que todos estivessem no mesmo formato. O livro começa com uma visão geral dos 20 deuses principais do Pathfinder Campaign Setting. Ele também tem informações sobre deuses menores, anjos, demônios e diabos – praticamente se você pode adorá-los dentro do jogo, tem uma quantidade significativa de informações sobre isso neste livro.

Nas seções principais há coisas sobre as vestimentas dos clérigos, o que suas crenças são, que tipo de armas que eles usam. Não é apenas voltado para clérigos, paladinos ou personagens especificamente religiosos, porque quando os deuses são comprovadamente reais, a religião desempenha um papel real na vida de todos no mundo. Há uma grande quantidade de informações em Inner Sea Gods sobre o que a fé significa para você, mesmo se você é um lutador, um ranger ou alguém que não é tradicionalmente uma classe religiosa. 

É um guia para todos os jogadores para ser usado em um cenário de campanha, e porque os 20 principais deuses estão no Core Rulebook, há também um pouco de informação para as pessoas que usam esses deuses, mesmo que não utilize o Pathfinder Campaign Setting como um todo.
 

A miniaturas Reign of Winter da linha Pathfinder Battles da WizKids ainda sairão em maio?

Está atualmente prevista para o final de maio. Tivemos todo o conjunto na GTS, acho que este é o melhor conjunto que fizemos. Eles continuam a aperfeiçoar suas técnicas com as etapas de pintura, e estou muito satisfeito com a qualidade que temos visto em Reign of Winter até agora.

Reign of Winter Pathfinder Battles

Quando o Ultra Pro e os Sleeves Cards saem?

Estamos com o objetivo de obter os cards em Junho ou Julho e a grande playmat para agosto, mas eles ainda estão fazendo os passos finais para o custeio. Agora está em 25 dólares, mas eu não sei se isso será o preço final. [UltraPro confirmou que será $ 25,99, e os 50-Ct sleeves cards serão $ 4,99

O jogo de cartas trouxe um novo público, em termos de consumidores, os varejistas estão interessados ​​no Adventure Card Game. Tive o prazer de ver como as pessoas responderam positivamente até mesmo aos acessórios para o jogo. As pessoas realmente ficaram animados com isso.

Cards é uma coisa nova para Paizo. Fizemos acessórios de cards para jogos de RPG, mas em agosto passado, Adventure Card Game foi a nossa primeira incursão em um grande jogo de cartas. 

Ouvimos dizer que vão começar os jogos organizado a partir de agosto. 

Sim, nós estaremos fazendo o jogo organizado para o Adventure Card Game. Vai ser uma campanha um pouco semelhante à Pathfinder Society, onde você tem um personagem representado por um baralho de cartas. Esse personagem vai continuar a ganhar experiência e aumentar o poder nos eventos que você joga. Você vai ser capaz de jogar eventos com diferentes companheiros, em diferentes lojas, convenções ou jogar em casa; é tudo compatível e seu personagem vai ficar maior e melhor.  

A primeira temporada está programado para trabalhar com Skull and Shackles Base Deck and Adventure Decks que vai começar a sair em agosto. Não vai ser a lista de seis plataformas de personagens únicos que serão produtos exclusivos onde você precisa de um deck para jogar. 

Você começa, por exemplo, com um deck de ‘lutador’, com um número diferente de lutadores e tipos de personagens de lá, e você será capaz de personalizar o equipamento e diferentes cards para fazer o lutador que você quer. Conforme você avança, você terá um tesouro segundo nível, ou algo assim, voltará para o deck e escolherá um tesouro nível dois apropriado para o seu personagem. Você não canibalizará cards de outra pessoa e continuará a desenvolver o seu personagem como quiser. 

Existe algum varejista exclusivo relacionado ao OP? 

Não vai ter cartas promocionais. Neste ponto, as coisas ainda estão em fase de planejamento, eu não quero dizer que eles serão varejistas exclusivos, pois pode haver outras maneiras de obter os cards, mas não haverá cards especificamente voltadas para OP e o principal ponto disso, é levar as pessoas para jogar em lojas de varejo.

Veja também:

Um comentário sobre “Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 2/2

  1. Pingback: Erik Mona da Paizo, em entrevista, comenta sobre o futuro do Pathfinder, do D&D e do RPG – Parte 1/2 | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s