Chris Petersen, CEO da Fantasy Flight Games, em entrevista, comenta sobre o atual Mercado de Jogos – Parte 1/2

Christian T. Petersen é o CEO e fundador da Fantasy Flight Games, em uma prolongada entrevista ao site ICv2 e uma jornada de quase 20 anos de experiência, comenta sobre a atual situação do mercado de jogos, a história, jogos e rumos da empresa. 

Ao longo dos anos, a Fantasy Flight Games tornou-se uma das empresas mais importantes da indústria de jogos, com tabuleiros, cardgames, miniaturas, RPGs e muitos jogos de sucesso em cada versão, garantindo uma extensão incomum de produtos, além de uma alta taxa de sucesso. Atualmente, a Galápagos Jogos publica no país alguns produtos da empresa, o jogo de tabuleiro e cardgame de Game of Thrones, o Senhor dos Anéis: Card Game e o recente lançamento, o Kit Introdutório de Star Wars RPG – Fronteiras do Império.

Está é a primeira parte da entrevista adaptada e traduzida, na segunda parte, Chris Petersen conversa sobre os jogos em estoque, os LCGs, novidades da linha Star Wars e o futuro da empresa, em breve será traduzida e estará disponível aqui.

Chris Petersen – CEO da Fantasy Flight Games

Christian T. Petersen CEO FFG
 
Para os leitores que podem não estar familiarizados com a história da empresa, você poderia começar sobre como Fantasy Flight Games surgiu?

Eu comecei a empresa em 1995, e meu primeiro instinto foi de entrar no negócio de importação e traduzir Quadrinhos Europeus e Graphic Novels. Isso não se saiu tão bem. Se bem se lembram, naqueles dias inebriantes de 1995, não era exatamente o melhor momento para lançar uma pequena empresa de graphic novels, não só por causa do mercado, mas porque os romances não eram tão grandes para um negócio na época. 

Então, não fez muito bem para nós. Mas a coisa boa sobre iniciar nessa área é que aprendemos a fabricação de impressão, começamos a aprender as ferramentas do comércio, tanto quanto as diversas plataformas de desktop necessárias para fazer uma publicação. Assim, como os quadrinhos que tomam um rumo sério, eu me virei mais para o meu próprio hobby pessoal, que era de jogos, desenvolvendo o primeiro jogo de tabuleiro, chamado Twilight Imperium. Desde então, estamos tentando fazer o melhores jogos para lojas do hobby que podemos. 

Você mencionou “nós”. Você foi o único fundador ou você tem parceiros? 

Eu era o único fundador. Havia um outro parceiro da Indonésia, e ele decidiu voltar para a Indonésia após os primeiros seis ou sete meses. Eu estava sozinho, em seguida, quando começamos os jogos. Então, tinha algumas pessoas me ajudando, e tinha um ajudante em tempo parcial por um período; mas eu não tive o meu primeiro funcionário em tempo integral, Todd, até 1997.

Vamos trazê-lo até os dias atuais. Gostaríamos de obter a sua impressão sobre o estado geral do mercado de jogos. 

Eu diria que o estado geral do mercado de jogos é excelente. Ao longo dos últimos 19 anos que eu fiz isso, eu já vi vários altos e baixos no mercado, e diversos interesses se reúnem em áreas específicas, mas acho que agora nós temos um maior fluxo de clientes interessados, além de uma ampla esfera de interesse em muitos gêneros diferentes, seja games, cards colecionáveis, jogos de miniaturas, jogos de tabuleiro, ou jogos que se enquadram entre aquelas categorias que se sobrepõem. Então, acho que o mercado está tão forte e tão saudável como nunca esteve, e eu estou encorajado pela diversidade no mercado que faz-me ter esperança.

Nunca vi nada como a recente corrida no mercado de jogos. 

Eu sei, é realmente incrível. Estou realmente incentivado porque quando nós vimos booms no passado, foram muito específico para um determinado jogo ou determinada categoria, se era D20Pokémon ou Magic no meio e final dos anos 90. Agora estamos vendo esse boom, mas acho que com exceção de Magic, que é ressurgente e poderoso, você vai lutar para ver uma linha especial quebrar o momento no hobby. 

Porque você acha isto, que o mercado está tão saudável agora? 

Se eu achava que havia uma razão particular, eu tenho uma notícia para você! A realidade é que tem havido uma série de fatores diferentes que ocorreram ao longo dos anos. Primeiro de tudo, a qualidade real, aparência visual e o puro prazer por jogos que saíram acaba melhorado ano a ano. Estou realmente orgulhoso com nossa contribuição para isso, nós certamente não somos os únicos a fazer um conteúdo de qualidade realmente grande. 

Também houveram dois outros fatores importantes. Cerca de 10, há 11 anos, nós tivemos uma grande fluxo de jogadores, muito jovens, no Pokémon e Yu-Gi-Oh!, e eu acho que uma certa porcentagem deles, em seu contato com lojas de jogos, ou o contato dos pais com lojas de jogos, tomou conhecimento deste outro mercado e que tem criado a onda que estamos vendo. 

Terceiro, acho que o setor de tecnologia e geração de jogos de computador começou a se tornar consciente de que algumas das raízes dos jogos de computador que estão lá fora hoje realmente são dos jogos de mesa e campos especializados. Então, o que temos visto com maior interesse é que as pessoas que têm surgido nos jogos de software também estão interessados nessas formas alternativas de jogos. Uma coisa que notei através da última década foi o quão grande um grupo de interesse para os nossos jogos estava entre os desenvolvedores de jogos de software. Então, acho que o interesse em jogos de software ajudou a noção de jogos de mesa, trazendo para as pessoas mais jogos em suas vidas.

Então houve uma grande variedade de diferentes movimentos que teria feito as pessoas mais interessadas nestes jogos, e gostaria de pensar que temos alguma grande produto para eles quando entram nesse campo, e que em si tem causado mais energia na cobertura e mais energia na capacidade para o mercado de massa em ser receptivo para este nicho, especialmente ficção científica, fantasia e temas de horror.

Como você cobriu em seu site, você sabe que alguns dos maiores programas de televisão que temos agora são shows geeks e de fantasia, seja Game of Thrones ou The Walking Dead, e assim por diante. E isso tem nos ajudado, acostumando esta maior cobertura.  

Vemos o show Wil Wheaton’s TableTop fazendo alguns avanços significativos, e atrair novos públicos, de uma forma que eu certamente, na minha experiência, nunca tinha visto antes em termos de um efeito sobre as vendas com base na cobertura da imprensa.

Definitivamente é uma coisa única na nossa história também. Você mencionou a conexão do interesse dos jogos de vídeo-games retornando para as suas origens, nos jogos de mesa. Algumas empresas estão explicitamente buscando essa conexão, através do desenvolvimento de aplicativos para seus jogos de mesa. Onde está Fantasy Flight Games nesse mundo? 

Bem, há tipos de aplicativos que você pode fazer para a mesa de jogos. Nós fizemos algumas conversões de jogos definitivas no campo digital. Essa é uma área que estamos muito cautelosos, mas que ainda estamos explorando ativamente para ver como podemos fazer isso da melhor maneira, mais eficaz.

O outro tipo de apps são os que oferecem suporte digitalmente para os seus jogos de mesa, e ainda estão tentando descobrir as melhores maneiras de conseguir um equilíbrio agradável lá. Por exemplo, nós fizemos aplicativos de rolagens com dados personalizados e funcionalidades para os nossos jogos Star Wars. Nós fizemos alguns aplicativos de apoio para a nossa linha Arkham Horror.

Portanto, há dois campos diferentes aqui: há conjunto de ferramentas, aplicativos que podem ajudar você a aproveitar melhor seus jogos físicos, e depois há as conversões digitais reais.

Nossa conversão digital mais bem-sucedida (e fizemos apenas 2), é o app Elder Sign: Omens, que recria o nosso jogo físico Elder Sign. Estamos muito satisfeitos com a recepção e continuaremos a usar essa abordagem, nós sentimos que realmente ajudou a visibilidade e as vendas reais do jogo físico. Portanto, há um verdadeiro despertar para nós que estas coisas não são necessariamente exclusivas. Eu sei que você pode ter um título de software de sucesso e realmente impulsionar as vendas e o interesse para o jogo físico. 

Também acho que é algo que uma empresa como a Days of Wonder, que fez alguns grandes aplicativos, viu como o lado digital, por exemplo com Ticket to Ride, tem crescido muito o seu público e tem impulsionado mais atividade para o mercado de jogos. 

Podemos aprofundar um pouco mais sobre as diferentes categorias que Fantasy Flight está em atividade? Em seu espaço de jogos de tabuleiro, você tem uma ampla gama de famílias de jogos, com jogos principais, expansões e produtos de apoio, e as famílias se movem dentro e fora de nossa tabela dos mais vendidos, dependendo da época e dos lançamentos que estão acontecendo. Portanto, em geral, é difícil dizer; qual é o seu best-seller de jogos de tabuleiro? 

Bem, nós temos um número de famílias que estamos muito, muito satisfeito. Eu acho que o mais famoso seria a série de jogos de tabuleiro de Arkham Horror, e nós acabamos de lançar um novo e importante título, um jogo irmão para Arkham Horror, chamado Eldritch Horror. Isso é feito muito bem por nós. 

Outro jogo de tabuleiro importante para nós é o Game of Thrones, que é um jogo que fizemos uma segunda edição. Nossa primeira edição vendeu muito, muito bem na última década; mas é claro que agora, é carregado no aumento da popularidade da marca, mas é um jogo muito bom, realmente acabou sendo um enorme sucesso para nós.   

Algumas outras séries de jogos que são importantes para nós, e estamos muito orgulhosos, incluem Battlestar Galactica, que apesar da marca estar fora do ar há anos, continua a ser completamente incrível para nós. Alguns dos clássicos que trouxemos de volta; Cosmic Encounter é uma linha com uma perfomance muito forte para nós. Há um grande número de outros, há provavelmente outros mais óbvios que não estão vindo à mente, mas esses são alguns títulos que os leitores vão saber bem. 

Veja também:

Um comentário sobre “Chris Petersen, CEO da Fantasy Flight Games, em entrevista, comenta sobre o atual Mercado de Jogos – Parte 1/2

  1. Pingback: Chris Petersen, CEO da Fantasy Flight Games, em entrevista, comenta sobre o atual Mercado de Jogos – Parte 2/2 | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

