10 Dicas para Evitar a Morte do seu Personagem

É um tanto quanto comum afirmar que todo jogador tenha experimentado uma morte do seu personagem em algum ponto do jogo, por vezes, prematura. A seguir, uma lista de sugestões simples para evitar a morte desnecessária do seu personagem:

Em algumas situações, o personagem morreu de maneira memorável, se sacrificou de uma forma inesperada, salvou a vida de inocentes, derrotou o vilão, não importa o motivo, o importante estará na sua história que tornará-se uma lenda, e será parte da história e de muitas canções ao longo dos próximos anos.

Entretanto, apesar da franqueza, às vezes, e falo da maioria delas, todos nós sabemos que a morte de um personagem é o resultado de uma ação do próprio personagem, fazendo algo realmente estúpido. Confira, logo abaixo, 10 Dicas para Evitar a Morte do seu Personagem:

feel_my_wrath_by_michalivan

Conheça seu Personagem

Começando pelo básico e essencial, é importante conhecer o seu personagem, entender quando, onde e em quem aplicar as suas habilidades. Leia, familiarize-se com as descrições de suas armas, itens mágicos, talentos, magias e perícias, esteja atento se o seu personagem está recebendo todos os bônus que merece e os utilizando corretamente.

Disponha de um pequeno tempo para conhecer melhor o seu personagem, isso não apenas evita a sua morte, como dos demais membros do grupo.Nunca subestime a importância de verificar a sua ficha, especialmente ao passar de nível, mas lembre-se de fazê-lo em circunstâncias apropriadas, não atrapalhe o jogo e evite tornar-se um jogador chato.

Tenha um plano

Sim, só precisa fazer sentido. Após conhecer melhor o seu personagem o número de opções aumenta, logo seja uma habilidade que concede benefícios aos aliados, algum tipo de vantagem em combate contra um adversário, movendo-se para flanquear e atacar o alvo com mais facilidade, qualquer pequeno proveito poderá fazer uma grande diferença para o seu personagem, para o grupo ou o resultado do combate.

Preste um pouco de atenção aos detalhes, como cada jogador costuma jogar com o personagem dele, antecipe sua ação para onde os aliados vão se mover, apenas pergunte ou oriente um plano, promova o trabalho em equipe. Isso tornará os combates mais fáceis para todos, mais rápidos e certamente evitará que qualquer personagem morra.

what_lies_in_dust_art_3_by_faroldjo

Comunique-se

Em muitas vezes, eu diria até que na maioria delas, o combate é inevitável. Contudo, existem centenas de criaturas e raças com o mínimo de inteligência, capazes de comunicarem-se, algumas até serão mais inteligentes ou sábias que todos os aventureiros do grupo, logo estabelecer uma comunicação é possível e tanto pode resultar em uma boa oportunidade para interpretação, quanto mudar significativamente os rumos de uma iminente batalha.

As perícias Diplomacia, Lábia, Blefar, Intimidar e os Conhecimentos podem ajudar na comunicação com uma criatura ou NPC inteligente e realizar uma negociação com sucesso, onde o combate não é a única opção. Se o resultado final for bom, o desafio foi superado, ainda que de outra maneira, concederá tantos pontos de experiência como matar a criatura.

Trabalho em Equipe

Nem sempre dividir para conquistar é a melhor opção, diante de múltiplas ameaças simultaneamente, o grupo de personagens pode concentrar todos os seus esforços em apenas um alvo. Quanto melhor for trabalhar juntos, mais rápida será a derrota dos adversários, além de contribuir com os recursos do grupo.

Converse com os outros personagens, descreva o que o seu personagem pretende fazer no seu turno e combinem uma estratégia. Escolher um líder de combate e deixá-lo orientar o grupo pode ser uma boa opção se os últimos resultados dos combates estão deixando a desejar. Na maioria dos casos, uma visão geral, uma organização com maior eficiência, evitará mortes desnecessárias.

Não atrapalhe

Se o seu personagem tem ataques à distância ou magias de área, certifique-se de não atrapalhar os combates do grupo com ações erradas, confira se os aliados estão no caminho do seus ataques, principalmente antes de usá-los. Não seja apressado desnecessariamente, mas tenha em mente evitar atrasar o jogo prolongando as suas ações.

Preste atenção no que o grupo está fazendo e está planejando, se for mais vantajoso esperar uma rodada para realizar a sua habilidade ou magia, apenas espere. Uma ação errada e impensada, ou somente um simples resultado ruim na jogada dos dados, poderá contribuir para a morte do seu personagem e também do grupo. Acredite, não há nada pior do que essa situação.

Vampires_by_velinov

Não perseguir monstros

O seu personagem não precisa correr aos confins do inferno para obter uma matança e saciar a sua sede de sangue. Não importa o motivo. Uma criatura selvagem, muito debilitada após uma série de golpes, inevitavelmente será derrotada, o fim está próximo, quando ela foge do combate, se recusando a morrer e escapa da fúria dos personagens, apenas está adiando a sua morte. Exceto se obtiver uma maneira rápida de se curar ou uma habilidade regenerativa, do contrário, morrerá devido aos ferimentos e perda de sangue.

Muitos personagens, especialmente os combatentes, tem a sensação que o seu dever é matar tudo que se mova antes que escape. Com o propósito de defender o restante do grupo de personagens é um bom fundamento, mas do ponto de vista estratégico é algo simplesmente estúpido. No D&D, ainda que o monstro fuja do combate, o desafio foi vencido, o personagem receberá os seus pontos de experiência por derrotá-lo, mesmo mecanicamente não faz sentido algum não deixá-lo ir.

Furtividade

Embora seja realmente muito gratificante saltar sobre uma horda de criaturas, gritando e urrando, enquanto desfere incontáveis golpes de machado para todos os lados, na grande maioria das vezes, isso não será possível. Talvez a partir dos níveis intermediários. Eu disse, talvez.

Normalmente, os personagens com armaduras completas não são adequados para realizarem quaisquer movimentos silenciosos, mesmo assim, a oportunidade de um ataque surpresa não deveria ser descartada automaticamente, a maioria dos outros membros do grupo de aventureiros pode agir furtivamente. Qualquer personagem com uma destreza razoável, sem penalidades de armadura, poderá tentar movimentar-se silenciosamente, com discrição.

Não anuncie a sua presença se for capaz, explore furtivamente o ambiente, descubra quem e o que será o seu próximo desafio, sabendo o que está por vir, permitirá ao grupo elaborar uma estratégia rápida antes do combate começar ou, na melhor das hipóteses, evitá-lo.

Verifique a existência de Armadilhas

Apesar de parecer estranho, muitos personagens morrem desnecessariamente desta forma. Pode ser chato e monótono verificar todas as portas antes de entrar, mas se outros personagens ajudarem, isso facilitará e tornará tudo mais rápido no jogo.

Verifique sempre que possível a existência de armadilhas, sempre que houver um motivo para desconfiança. Então, ainda que o seu personagem não seja um perito em encontrar armadilhas, faça uma verificação preliminar, na dúvida o restante do grupo poderá auxiliá-lo ou deixe que alguém especializado faça o trabalho.

Coffin Plunder by Velinov

Pare e Descanse

Isso lhe dá tempo para os feridos se curarem, reabastecer os recursos, alimentarem-se, trocarem informações sobre a aventura e definir os próximos passos. Nunca subestime o valor de um breve descanso.

Seguir adiante com o grupo ferido ou sem recursos, geralmente não é uma boa escolha, qualquer combate inevitavelmente tornará-se mais difícil e favorecerá a morte de um ou mais personagens. Aliás, dentro de jogo, um curto intervalo é uma ótima ocasião para a interpretação, e fora de jogo, para buscar o lanche.

Preste atenção nas palavras do Mestre

Só porque não é a sua vez de jogar não significa que não tem que prestar atenção no jogo. Algumas habilidades, sejam talentos ou magias, oferecerem benefícios para outros personagens. O jogador precisa estar ciente do que está acontecendo, especialmente dentro de um combate, para que o seu personagem obtenha todas as vantagens disponíveis.

Da mesma forma, preste atenção aos palavras, quanto maior a descrição do narrador sobre um potencial desafio, mais importante ele será, e mais difícil será para o grupo obter uma vitória. Talvez, este não seja o momento ideal para enfrentá-lo. Sobreviva hoje, vença amanhã.

Veja também:

Um comentário sobre “10 Dicas para Evitar a Morte do seu Personagem

  1. Pingback: 12 Dicas para ser um Jogador Melhor | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s