Dicas para Mestres de D&D em Eventos

Dicas que podem ser inseridas ​​em qualquer jogo de D&D, especialmente se for um evento, uma lista de sugestões para manter em mente quando você é o mestre e melhorar a experiência de todos os jogadores, tornando-a mais agradável.

Tenho certeza que as dicas abaixo não serão novidades para a maioria dos mestres e jogadores, algumas são mais relevantes durante um jogo em um evento, mas todas são úteis, bons lembretes e truques para melhorar a maneira de conduzir os seus jogos.

Dicas para Mestres de D&D em Eventos

descent__journeys_in_the_dark_by_belibr

Esteja pronto para o Inesperado

Só porque você está em uma aventura pronta, algumas especialmente distribuídas para eventos ou pequenos encontros, não significa necessariamente que os jogadores vão fazer exatamente o que o texto espera que eles façam. O Mestre tem que estar preparado para saber como lidar com o inesperado. Na verdade, as melhores aventuras possibilitam que os aventureiros desviem do caminho tradicional e arrisquem mais, geralmente desviando um pouco da história central.

Por exemplo, em qualquer jogo, ideias criativas dos jogadores podem permitir que os seus personagens evitem um desafio ou encontro da aventura, ou até mesmo solucioná-lo de maneira mais rápida e fácil, então o mestre tem que estar pronto para outras situações e se for necessário, para a improvisação.

Atenção aos detalhes

O Mestre estará controlando todos, com exceção dos personagens dos jogadores, durante o combate sua atenção estará voltada, geralmente, para uma grande quantidade de criaturas. Então, às vezes, o mestre se esquece de anotar devidamente os danos de um ou dois dos monstros ou NPCs feridos pelos personagens no combate, é um descuido compreensível, mas que precisa ser corrigido.

Os aventureiros, por muitas vezes, decidirão quem vão atacar baseados em qual adversário parece estar mais saudável ou o mais ferido no momento. Logo, o mestre tem que ficar atento sobre quais criaturas foram feridas no combate, já que em eventos, quanto mais rápido um encontros for terminado, melhor para o desenvolvimento da aventura. A solução está em anotar sempre em uma folha, caderno ou bloco de papel, os pontos de vida de todos, inclusive dos personagens.

Além disso, diversos monstros têm ataques especiais, que causam algum tipo de condição. Por exemplo, envenenamento, atordoamento, cegueira, paralisia e tantos outros, o mestre também pode anotar o número de rodadas que essas condições permanecerão ativas, e não se esquecer de dizer aos jogadores quando eles são afetados e quando terminará o efeito. Alguns personagens podem ter resistências extras, seja por um item mágico ou magia, e não ser afetados por tais condições, então, na maioria das vezes, o mestre deve mencionar que tipo de ataque os personagens estão sendo alvos.

Se os monstros têm defesas ou habilidades especiais que os personagens reconhecerão automaticamente, o mestre tem que avisá-los, e não esperar para revelar isso somente após o início do combate, dependendo da situação, os personagens podem elaborar um plano.

adventurers__life_by_belibr

A Iniciativa

Antes do evento, o mestre também pode ler a aventura e rolar as iniciativas de todos os monstros que estarão nos encontros, anotando tudo para usar posteriormente. É algo simples de fazer antes do início do jogo, e facilitará o trabalho do mestre quando todos estiverem completamente imersos na aventura. O mestre tem muito com o que se preocupar durante toda uma sessão de jogo, isso permitirá que ele se concentre e faça outras coisas.

Alguns mestres também solicitam a ajuda de um dos jogadores, que ficará encarregado de rolar e anotar a iniciativa para ele. Normalmente, haverá sempre um jogador que ficará feliz em assumir o cargo, procure por um voluntário para acompanhar a iniciativa e avisar quem é o próximo na ordem, colaborando em manter o jogo em movimento.

Atenção ao Tempo

A maioria dos jogos realizados em um evento tem um limite de tempo definido, um horário estabelecido para o começo e o fim. O mestre tem a responsabilidade de se certificar que jogadores terão a oportunidade de completar a aventura, antes do término do evento.

O jogo pode ficar mais lento do que o esperado e o tempo ficar contra o jogo, o mestre pode tentar acertar isso e voltar ao ritmo normal, por exemplo, diminuindo a quantidade ou os pontos de vida dos monstros de um encontro, pulando um combate ou desafio pouco importante para a definição da aventura, e deixando os personagens dos jogadores seguirem em frente.

Todos querem Jogar

Se o jogador quer tentar algo que é um pouco fora das regras, mas faz sentido para o seu personagem e, sobretudo, para o momento, então somente deixe-o tentar. O mestre tem que entender que todos ali estão para se divertir, todos querem jogar.

Permita que os jogadores o façam, tentem outros caminhos, ainda que isso comprometa o término da aventura, o importante é que todos estejam se divertindo na sessão de jogo. O mestre também tem que permitir que todos joguem, oferecendo espaço e equilibrando o tempo das ações dos personagens dos jogadores. Todos jogam, todos se divertem.

Veja também:

11 comentários sobre “Dicas para Mestres de D&D em Eventos

  1. Pingback: Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Dicas para Planejar Aventuras e Manter a Criatividade nos seus Jogos | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Melhorando os Encontros & Combates | Adrenalina RPG

  6. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  7. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  8. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  9. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  10. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  11. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s