Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura

Para ser um grande mestre de RPG, é preciso reconhecer quais ideias e regras funcionam bem em sua mesa e quais não o fazem, portanto, considere todas as dicas e conselhos, mas também tenha em mente, que talvez, algumas sugestões não funcionarão tão bem com o seu grupo.

Se algo não se encaixa no seu jogo, ignore, está é uma regra essencial para qualquer narrador. Aceite as dicas e recomendações como uma referência para a criação e planejamento de aventuras e encontros para mestres, como mais uma ferramenta útil para preparar e obter o melhor em um jogo.

Concentre-se em sua Próxima Aventura

mythic_magic_items_by_denmanrooke

É bastante comum mestres dedicarem a maior parte de seu tempo livre construindo o seu cenário de campanha, detalhando toda a história do mundo, geográfica e política, contudo, mais importante que isso, será sempre a próxima aventura.

Tudo isso pouco importa comparado com a próxima aventura que o grupo jogará, nem mesmo se preocupar com os detalhes de toda uma campanha, o próximo jogo é muito mais importante, tanto para o mestre quanto para os jogadores, que estarão aguardando por entretenimento e diversão.

O mestre tem que concentrar a sua atenção nas histórias, cenas, encontros e desafios do próximo jogo, da sua próxima sessão, preocupando-se com a história à medida que ela vai progredindo, semana a semana, ao invés de tentar construir um enorme cenário de campanha.

Prestando atenção nas próximas decisões dos personagens dos jogadores, e também o que eles poderão fazer na próxima sessão de jogo. Isto pode parecer contra-intuitivo, afinal, é normal que mestres gastem o seu tempo cuidando e planejando suas campanha.

No entanto, planos de campanha muito detalhados, na grande maioria das vezes, acabam ou caindo aos pedaços conforme o jogo progride ou é muito rígido, forçando constantemente os personagens dos jogadores para um caminho, pré-estabelecido na aventura, impedindo a liberdade de suas ações.

Escolha o Tema Central da sua Campanha

O mestre pode escrever uma única descrição, somente uma frase para a campanha, o principal conceito por trás do seu jogo, escolhendo um tema central que conduzirá os personagens durante as aventuras, levando-os sempre adiante. Evite problemas criando quatro ou cinco temas, objetivos ou caminhos para a sua campanha. Todos jogadores apreciam cenários de campanha bem construídos e abrangentes, porém um único caminho será suficiente para mantê-los entretidos e deslocando-se para a frente.

Considere que um tema central, com uma única descrição para uma campanha, é quase todo o planejamento que um mestre precisará para manter o jogo em movimento e na direção certa, deixando claro, na medida do possível, o que os personagens dos jogadores deverão fazer.

O mestre tem se sentir confortável com o seu próximo jogo, seguindo e mantendo um simples tema central de campanha, ele estará construindo pouco a pouco as aventuras para os personagens dos jogadores explorarem, sendo através de um método simples de construção, e ainda manter-se focado no jogo, com planejamento suficiente e uma visão clara de suas próximas aventuras.

Escreva algo em torno de cinco linhas, com uma história central que será o caminho que a campanha vai seguir, é um método bastante simples. O tema central tem de ser grande o suficiente para manter os personagens dos jogadores ocupados, seguindo com um objetivo e uma direção clara nas próximas aventuras.

Para cada uma dessas cinco linhas do tema central, o mestre poderá estabelecer um plano, os passos do grupo de personagens, a maneira para chegar ao destino final, cada uma delas representará uma sessão de jogo, uma aventura completa ou parte dela. O mestre também pode utilizar-se de diferentes etapas para conectar as suas aventuras, desde que saiba o que está fazendo e, o mais importante, construindo uma campanha de forma coesa.

a_journey_begun_by_denmanrooke

Mantenha o foco

Acima de tudo, o mestre tem que manter-se sempre focado naquilo que será mais importantes para o seu jogo, seja os detalhes de um encontro final de sua aventura ou a reviravolta da trama de sua campanha, usando o seu tempo para refinar e melhorar o que é necessário para a realização do próximo jogo.

Valorize e gaste o seu tempo e energia no desenvolvimento de suas aventuras somente para os próximos jogos que for jogar, escolha o seu tema central, considerando muitos elementos, adicione ou remova-os conforme acredita ser necessário para o seu planejamento.

Por exemplo, o mestre pode esboçar os encontros de combate e interpretação, pontos importantes da história e o desafio principal, definindo aqueles que estarão presentes na sua próxima aventura, garantindo assim que os seus jogos mantenham-se em movimento e sejam cada vez melhores.

Veja também:

10 comentários sobre “Mestre, concentre-se em sua Próxima Aventura

  1. Pingback: Dicas para Planejar Aventuras e Manter a Criatividade nos seus Jogos | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Melhorando os Encontros & Combates | Adrenalina RPG

  5. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  7. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  8. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  9. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  10. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s