Dicas para Planejar Aventuras e Manter a Criatividade nos seus Jogos

Obter uma emocionante sessão a cada semana é difícil, o mestre pode confiar em aventuras prontas ou poderá usar de sua criatividade para construir tudo do zero, mas ainda é um desafio ter um jogo divertido constantemente.

Ao contrário do que se imagina, são muitos os elementos para garantir que um jogo seja tão bom quanto todos nós, narradores e jogadores, gostaríamos que fosse. Abaixo você encontrará sugestões para planejar aventuras, que ajudará mestres a lembrarem-se, analisando e acompanhando todos os possíveis elementos que constroem um bom jogo.

Cada tópico fornece uma ideia geral para o mestre aperfeiçoar a criação de aventuras e adicionar ao seu jogo conforme julgar melhor. Toda vez que o mestre for preparar-se para o seu jogo, leia essas recomendações para manter-se concentrado no que é realmente importante e economizar o seu tempo.

Planejamento de Aventura

Pathfinder_City__Golden_Death_by_faroldjo

Rascunho da Aventura

Escreva um esboço simples para a aventura que você pretende jogar, destacando o objetivo, mencionando os ganchos e descrevendo possíveis resultados. Normalmente, uma sessão de jogo, realizada em algumas horas, provavelmente, terá quatro ou cinco partes principais, que incluirão três encontros de combate, um encontro de interpretação, e talvez um desafio final.

Isso nem sempre será fundamental, trata-se somente de uma boa maneira para começar, o mestre pode adicionar ou remover elementos conforme achar necessário para resumir o seu plano. Durante a criação de sua aventura, o mestre saberá o que precisará preencher no esboço, que o ajudará a mantê-lo focado nas principais cenas do jogo e na direção da aventura.

O mestre também pode utilizar uma folha ou bloco de anotações, dos rascunhos das aventuras, para anotar pequenos lembretes durante o jogo, isso o ajudará a não esquecer alguns detalhes importantes que podem ser usados posteriormente no planejamento das próximas sessões.

Construa Encontros de Combate

Provavelmente, a maior parte do tempo dedicado a preparação será atribuída a construção dos encontros de combate. O mestre deve preparar combates exclusivos e emocionantes para suas aventuras, algumas vezes serão mais detalhados que o normal, mas é melhor evitar isso, inserindo apenas o necessário, sempre que possível.

Prepare os NPCs e criaturas que os personagens dos jogadores encontrarão na sua próxima aventura, seja para encontros de combate ou não, mantenha acessível os traços mais importantes, as linhas gerais, incluindo o histórico, objetivos, arquétipos e os detalhes fundamentais da ficha de cada um deles. Um bloco de anotações ou cartões com todas essas informações, poderá facilitar o trabalho e ajudar o mestre.

Antes da sessão, o mestre poderá escolher e preparar todas as miniaturas que usará em jogo, somente as necessárias para os combates. Separando as miniaturas por encontro, o mestre colocará todas mais rápido em jogo quando o combate começar, economizando tempo.

Prepare os Materiais do Jogo

Tenha pronto e acessível todos os materiais que o grupo de jogadores precisará na mesa quando começar o jogo. Isto, normalmente, pode incluir lápis e borrachas, folhas para anotações, dados, os livros do sistema, mapas e grids de combate, miniaturas, marcadores, trilhas sonoras e quaisquer outros acessórios que serão utilizados na sessão.

Se a quantidade de materiais de jogo for muito grande, o mestre pode solicitar a ajuda de um ou dois jogadores para ajudá-lo a separar todo o material, distribuindo um pouco das tarefas.

Aventuras en la Marca del Este Screen by JonHodgson

Mantendo a Criatividade

Onde você na maioria das vezes tem novas ideias para os seus jogos? Como você gostaria de começar o seu planejamento de aventura? O que inspira você?

Não há uma resposta simples e direta para manter um estado constante de criatividade em sua vida, é importante saber que estabelecer uma rotina e desenvolver uma estrutura pode parecer um processo normal, mas colabora incrivelmente e também ajudará a manter um bom jogo por um longo tempo. Além disso, fazer pequenas anotações das ideias que vão surgindo durante o dia será sempre recomendável.

Quanto mais cedo o mestre desenvolver suas rotinas para planejar suas aventuras, mais rápido manterá um jogo divertido aos jogadores, e mais consistente a sua criatividade se tornará. Um bom jogo e aventura tem uma estrutura, há elementos específicos que precisamos para a sua realização, por exemplo, construindo a aventura conforme trabalha dentro de uma estrutura e preenchendo cada um dos componentes.

O planejamento das aventuras exige ritmo, tempo e um pouco de ação, muito embora, isso surpreendentemente, não requer uma grande quantidade de detalhes sobre a história do cenário ou da campanha. Às vezes, trabalhar com o simples é a melhor opção. Realmente, é muito bom ser criativo e inovador, mas isso não significa necessariamente que o mestre deverá esperar somente por ideias geniais para usar em seus jogos, a intenção é que compreenda melhor os seus respectivos pontos fortes e fracos na criação de aventuras.

No entanto, o mestre não precisa limitar completamente o seu cenário de campanha, proibindo determinadas classes e raças, alterando mecânicas, e mudando radicalmente a sua história. Lembre-se, a maioria dos jogadores quer apenas jogar e ter uma sessão divertida, então planeje suas aventuras com criatividade, construindo uma história emocionante, e encontros de combate e interpretação com NPCs dinâmicos, deixando todos ansiosos para a próxima sessão.

Veja também:

10 comentários sobre “Dicas para Planejar Aventuras e Manter a Criatividade nos seus Jogos

  1. Pingback: Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Melhorando os Encontros & Combates | Adrenalina RPG

  4. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  7. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  8. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  9. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s