Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens

Os mais diversos escritores e contadores de histórias recomendam deixar os personagens crescerem no enredo conforme fazem as suas próprias ações, através de suas motivações, ao invés de seguir um curso planejado. Isso é, muitas vezes, contraditório com o que para nós, narradores, foi ensinado e como sentimos ser a maneira correta de escrever uma história e guiar os nossos jogos.  Normalmente, queremos traçar um caminho, saber onde, quando e como chegará ao final.

Infelizmente, é por isso que a maioria das histórias são tão parecidas, grande parte dos roteiristas utilizam este formato restrito, em seguida, forçarão tudo para entrar dentro desse esquema, independentemente de o quanto seria mais interessante deixar os personagens conduzirem a história. Não existe o propósito de deixar a história crescer naturalmente, mas sim de estabelecer um controle e facilitar todo o trabalho. Improvisar é difícil, requer mais criatividade e menos tempo.

No RPG, podemos sentir isso melhor, os mestres querem saber qual será o rumo da história, geralmente, seguindo o tema central de sua campanha planejada, deste modo estarão sempre sabendo exatamente o que vai acontecer.

Narradores gostam de planejar as suas histórias, isso é bastante comum no RPG, é mais fácil seguir uma estrutura e construir um jogo interativo, em algumas ocasiões pode parecer uma boa ideia, no entanto, infelizmente, isto nem sempre resultará em diversão ou funcionará com determinado grupo de jogadores, levando a um desagradável e frustrante final.

fangwood_keep_by_belibr

Construa a História a partir das Ações dos Personagens

Ao invés de uma história preparada, com uma campanha totalmente planejada, construa a enredo a partir do histórico e ações dos personagens dos jogadores, dedicando-se igualmente ao desenvolvimento dos NPCs, compreendendo o que impulsionará e motivará os personagens, e também o que eles desejam e o que vão fazer para obter isso.

Imagine uma história baseada em ação e reação, com personagens e NPCs funcionando juntos, intercalados, cada um seguindo na sua própria direção, até então desconhecida, que será desenvolvido através da interação deles. Há diversas possibilidades de surgir uma história rica e imprevisível que se desdobrará a partir da motivações e ações dos personagens, e das reações dos NPCs e do cenário.

O mestre pode elaborar diversas motivações para NPCs, expondo eles diretamente para os personagens dos jogadores, seja mostrando eventuais ações, revelando detalhes da personalidade e histórico, segredos do passado, planos para o futuro, conversas paralelas, ou através de dezenas de outras maneiras.

Contudo, o mestre deverá ficar atento para que os NPCs não se sobressaiam, evitando que tenham maior controle sobre o ritmo da trama e acabem guiando o caminho dos personagens dos jogadores.

As ações do grupo de personagens devem ditar o desenvolvimento da narrativa, são as próprias decisões deles que vão orientar e movimentar a história, desde como entrar, há como sair de uma determinada situação ou conflito. As habilidades, ações e, especialmente, a inteligência dos personagens conduzirão a história adiante.

halls_of_undermountain_by_belibr

Mantenha os Personagens no Centro da História

Às vezes, o mestre permanece horas desenvolvendo uma história e um cenário de campanha, somente para descobrir que os personagens dos jogadores têm uma parte muito pequena para jogar nele. Isto fica mais evidente quando os personagens estão diante de um mundo muito maior e superior do que eles, em razão disso, a sensação será de que são pequenos e inferiores.

É importante construir um cenário vivo, mas os personagens devem estar sempre no centro da história do jogo, o mundo agirá e reagirá a eles, e não o contrário. O narrador deve evitar resultados que os personagens não decidirão os seus próprios destinos.

Permanecendo focado em uma história em torno dos personagens dos jogadores e ficando um passo ou dois a frente de suas ações, o mestre não precisará preocupar-se em construir um cenário que eles nunca conhecerão por completo. O cenário é construído conforme os personagens decidem explorá-lo, com uma história clara e concisa que mantenha os jogadores interessados, não em todas as direções possíveis ou que não esteja diretamente relacionada com eles.

Em geral, o narrador precisará somente garantir que os personagens dos jogadores tenham a sensação de estar no controle, certificando-se de que suas ações tenham significado e eles estejam realmente no centro de sua história.

O mestre deverá prestar atenção e relaxar, deixando a história sempre em aberto, com os personagens desenvolvendo-se e agindo por conta própria. Não é preciso saber tudo o que vai acontecer, apenas divertir-se em mais uma nova experiência.

Veja também:

9 comentários sobre “Dicas para Construir e Manter sua História a partir das Ações dos Personagens

  1. Gostei do post! Parabéns!
    Realmente a aventura fica bem melhor e os jogadores se divertem mais quando percebem que suas atitudes influenciam na história.
    – Edu Trevisan [Epic Kingdom RPG]

  2. Pingback: Construindo Vilões Memoráveis | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Melhorando os Encontros & Combates | Adrenalina RPG

  4. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  7. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  8. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  9. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s