12 Dicas para ser um Jogador Melhor

Normalmente no RPG, existem as regras gerais do jogo, as mecânicas específicas que se aplicam aos personagens dos jogadores e, em seguida, as do seu próprio personagem. É um jogo complicado, pode ser difícil manter tudo isso em mente, especialmente se você é um novato ou está começando.

Ainda assim, uma coisa é certa, todo o jogador gostaria de ser e fazer melhor ou, às vezes, de forma diferente, mas é surpreendentemente comum a freqüência com que a maioria dos jogadores esquecem de fazer as coisas mais óbvias durante o jogo.

Não importa se você é novato ou o jogador mais experiente do seu grupo, todos se beneficiam com uma atualização rápida sobre o básico, então, a seguir uma lista de sugestões gerais que todos os jogadores devem manter em mente quando estão jogando. Doze dicas aplicáveis ​​para qualquer jogo, ainda mais se for realizado em um evento, que é uma situação pouco provável que um jogador conheça e tenha afinidade com todas as pessoas do grupo.

12 Dicas para ser um Jogador Melhorpathfinder_dark_waters_rising___paizo_exclusive_by_ross_a_campbell

Preste Atenção

Talvez seja a regra mais básica, mas igualmente a mais esquecida durante as partidas. Mesmo que não seja o seu turno, você precisa prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor, os personagens tem funções específicas em um jogo, esteja atento e não perca a oportunidade de usá-los e evite atrapalhar, fazendo a escolha errada ou pior, nenhuma.

Se você estiver jogando, prestar atenção aos detalhes tornará sua presença, tanto como jogador quanto personagem, ainda mais importante, melhorando suas ações, no entanto, você tem que saber o que fazer e em quais circunstâncias poderá realmente utilizar bem o seu personagem, seja em benefício próprio ou do grupo.

Conheça o seu Personagem

Quando um jogador desconhece as capacidades do seu personagem, não ajuda, mas comumente atrapalhará, atrasando o grupo inteiro e interrompendo o andamento do jogo. Exceto que o jogador seja um novato ou tenha pouca experiência com o personagem que acabou de fazer haverão poucas desculpas para estar perdido em jogo.

É responsabilidade do jogador saber o que o seu personagem é capaz de fazer. Não compreender ou estar em dúvida quanto uma regra é totalmente normal, antes do jogo, procure a orientação dos jogadores ou do mestre para solucioná-la, porém, durante o jogo, espera-se que o jogador conheça o seu personagem. Se o jogador interrompe o jogo toda vez que chega a sua ação, pesquisando alguma regra sobre o seu personagem, então estará atrapalhando a diversão dos outros.

Mantenha a Ficha do seu Personagem Atualizada

Manter a ficha do seu personagem atualizada é tão importante para você quanto para o grupo de jogadores, principalmente em jogos com a mecânica de progressão de níveis. Em diversos jogos, conforme for a situação, existirão modificadores e bônus relevantes que determinarão um sucesso ou falha nas rolagens de dados.

Logo, manter a ficha sempre atualizada é especialmente importante para aumentar as chances do seu personagem obter um resultado satisfatório quando houver um conflito no jogo. Está é uma dica que até pode parecer ser desnecessária dizer, mas há sim jogadores que não atualizam completamente suas fichas quando necessário, na grande maioria das vezes, por preguiça ou falta de atenção.

pathfinder__12_two_page_spread_by_ross_a_campbell

Seja Rápido nas Rolagens de Dados

A princípio parece não ser uma grande coisa, mas a medida que as ações dos personagens dos jogadores estão correndo durante o jogo, uma pequena parcela deste tempo é desperdiçada com rolagens de dados que poderiam ser mais rápidas. O jogador poderá separar e manter ao seu lado todos os dados que o seu personagem utilizará naquela sessão de jogo, evitando perder tempo procurando por eles quando for a sua vez.

Descrever as ações do personagem levará um determinado tempo, por vezes será rápida, em outras mais prolongadas, contudo as rolagens de dados deverão ser sempre rápidas e objetivas. O ideal é que todos os jogadores façam isso, incluindo as rolagens de todos os dados em conjunto, depois de algumas rodadas estarão poupando tempo de jogo, que sobrará para mais diversão.

Não Atrase o Jogo

No geral, retardar o jogo somente para procurar alguma regra obscura nos livros não ajudará, é um desperdício de tempo e de diversão. Se algum membro não tem certeza sobre determinada regra, usar o bom senso para seguir em frente com o jogo será sempre a melhor decisão. Para determinar essa função existe o mestre, geralmente ele orientará o jogador qual será a melhor maneira de manter o jogo em movimento.

O jogador tem que compreender a importância do seu tempo e, sobretudo, do tempo de todos os demais membros do grupo, e esquecer as bobagens, discussões e quaisquer outras formas de atraso, e apenas seguir o fluxo do jogo. Se todos concordam em parar e procurar por uma regra para uma eventual situação em jogo, então significa que é um momento importante na sessão, do contrário, relaxe e continue jogando.

Respeite o Espaço

Grupos são constituídos por cerca de 4 a 6 membros, embora há grupos maiores com até 10 jogadores, ainda que sejam raros. No entanto, cada membro tem a sua ficha de personagem, dados, lápis, borracha, folha ou bloco de anotações e outros acessórios para o jogo (escudo do mestre, marcadores, miniaturas, mapas, notebooks ou tablets), além dos livros de regras, bebidas e salgadinhos, que estarão sobre a mesa, acessíveis para todos. Quando organizados são fáceis de encontrar, quando não, tornam-se mais um problema.

É aconselhável manter somente o indispensável sobre a mesa, apenas o que precisará estar lá para a realização do jogo. Todo o restante dos objetos e acessórios podem permanecer organizados em um outro lugar, de preferência próximos o suficiente para pegá-los quando necessário, evitando atrapalhar ou atrasar o jogo. Se todos os jogadores estiverem conscientes do seu próprio espaço, isso contribuirá para um melhor jogo.

pathfinder_dark_water_rising_by_ross_a_campbell

Sabedoria e Prudência

Exceto que faça parte do conceito do seu personagem ser o centro das atenções na grande maioria das vezes, ser cauteloso é uma forma sensata de evitar perigos, permitindo discernir qual o melhor caminho a seguir, ou qual a melhor ação a adotar para uma determinada situação em jogo. Não basta apenas o jogador manter-se atento, mas igualmente o seu personagem.

Na maioria dos casos, manter a prudência do personagem o deixará ganhar uma vantagem enorme sobre os demais. Observar, analisar e compreender uma situação, um conflito em jogo, permitirá que o problema seja solucionado com maior facilidade.

Prontidão e Dinamismo

O seu personagem tem que estar sempre pronto para agir imediatamente. Jogadores experientes parecem estar sempre preparados para qualquer circunstância em jogo, no entanto, isso advém de sua sabedoria, prudência e boa observação, que fornecem uma vantagem momentânea.

Esteja pronto para analisar o que acontece e o que provavelmente acontecerá em jogo, facilitando contramedidas rápidas para atenuar ou solucionar um problema. Quanto melhor desenvolver sua sabedoria e prudência, mais chances um jogador terá de realizar ações e reações imediatamente, de forma clara e confiante.

Planejamento 

Observando o que os outros jogadores estão fazendo, um jogador estará melhor preparado para agir em seu turno, sendo está uma boa razão para prestar atenção quando não é sua vez. Seguindo as sugestões dos tópicos acima, de prudência e prontidão, o jogador estará definindo melhor as suas ações, certificando-se de estar sempre pronto para quando chegar a sua vez possa agir rapidamente, da melhor maneira conforme planejou.

Planejar suas ações se torna mais importante quando existem muitas opções disponíveis para o seu personagem, o jogador precisa saber qual será a sua ação, e não retardar o jogo no seu turno. Se um jogador estiver sempre pronto e agir rapidamente, talvez os outros jogadores aprenderão com ele e logo seguirão o exemplo.

pathfinderspecial2013covers_by_ross_a_campbell

Não seja um Jogador Chato

Um jogador experiente, às vezes, precisa compreender que os outros jogadores, novatos ou veteranos, nem sempre querem ajuda, ou conselhos. Uma grande parcela de RPGistas considera o RPG apenas um hobby, uma maneira de divertir-se aos finais de semana com os amigos, um jogo, como qualquer outro. Contudo, são poucos que tornam-se verdadeiros especialistas no passatempo, decorando inúmeras regras, nomes de escritores, artistas, anos de lançamentos, editoras, estilos de jogo, mecânicas e etc.

É muito importante perguntar aos outros jogadores se eles querem ou precisam de ajuda, antes de oferecê-la ou, na pior das hipóteses, forçar uma opinião constrangendo alguém. Ninguém quer ter um conselheiro chato no grupo, que insiste em dizer o que os outros devem ou não fazer.

Por outro lado, um jogador novato quando precisa de ajuda, o melhor a fazer é perguntar, seja para o mestre ou para os outros jogadores. Boa parte dos jogadores esclarecerá quaisquer dúvidas, como funciona uma regra ou auxiliará em uma situação inusitada em jogo.

Evite Reclamações

Outra regra básica e essencial, não se esqueça, você deveria estar se divertindo, essa é a principal função de qualquer passatempo. Às vezes, o mais importante é ignorar as consequências negativas no jogo, mantendo sempre a educação e respeito para com os demais. É apenas um jogo e todos procuram estar se divertindo, então evite discussões desnecessárias e, sobretudo, que atrapalharão o ritmo de jogo.

Às vezes, ao invés de gerar discussões desnecessárias e uma tensão negativa no grupo, talvez seja melhor apenas decidir qual a melhor opção para todos, mesmo que não seja a melhor escolha para o seu personagem.

Por exemplo, haverá circunstâncias que as decisões dos membros do grupo são mais importantes que uma boa interpretação, mas isso não significa que será sempre assim, então para estabelecer um bom convívio social e garantir a diversão de todos, seja flexível.

Anote e Faça Resumos

Se o seu personagem tem vários tipos de habilidades, magias, poderes, itens, contatos e aliados, é quase impossível lembrar-se de tudo ou mesmo ter espaço suficiente na ficha para preencher todos estes requisitos.

Conforme as sessões vão acontecendo, normalmente os personagens adquirem mais experiência e obtém um histórico maior, a quantidade de poderes e habilidades aumenta, às vezes ainda haverá um grande intervalo entre os jogos, tudo isso contribuirá para o esquecimento de diversos detalhes e regras, o que é bastante comum.

Logo, o ideal é fazer pequenas anotações de eventos importantes, locais, nomes de NPCs (ou PdMs, personagens do mestre) e resumos de habilidades, magias, danos e tudo aquilo que julgar necessário, facilitando o trabalho de ter de procurar e mantendo-se atualizado com o jogo.

Se você curtiu as dicas acima, compartilhe este texto com o seus amigos RPGistas nas redes sociais e tenha um grupo de jogo cada vez melhor. Aproveite também para curtir a fanpage do blog e ficar por dentro das novidades: AdrenalinaRPG

Veja também:

4 comentários sobre “12 Dicas para ser um Jogador Melhor

  1. Regra da casa: celulares ficam na Caixa do Esquecimento.
    Até o final da partida, ninguém joga Candy Crush ou usa Whatsapp.
    Isso já trás 50% dos outros itens.

    Ótimo artigo, como todos os outros, começarei a comentar mais por aqui.

    • Está é uma regra bastante comum em grupos, embora nunca tenha tido nenhum problema com o uso de celulares nos grupos que já joguei, mas o ideal é evitar qualquer tipo de distração do jogo mesmo.

      Obrigado pela visita e comentários, Victor!

  2. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s