Melhorando os Encontros & Combates

Planejar encontros únicos e divertidos é fundamental para obter um bom jogo, às vezes, uma batalha simples e direta será o que grupo procura, mas em outras o mestre precisará usar cada truque que aprendeu para fazer um combate emocionante.

A função de um narrador é manter um jogo tão emocionante quanto possível, com a maioria dos encontros desafiadores e memoráveis, colocando os personagens dos jogadores próximos da morte, mas evitando matá-los, embora nem sempre este seja o resultado final. Alguns jogos concentram-se mais em encontros, em desafios para os personagens, os conflitos são os combates, enquanto outros jogos se concentram em cenas, podendo ou não conter um conflito, são mais focados em mover a história adiante. É uma diferença sútil, mas profunda.

Na teoria, tornando cada encontro um momento emocionante, um evento memorável, o grupo terá o jogo dos seus sonhos, portanto, a seguir estão algumas maneiras de ajustar para melhor os encontros e combates, aumentando a diversão em seus jogos:

Melhorando os Encontros & Combates

pathfinder_softcover_ross_a_campbell

Lembre-se dos seus filmes favoritos de ação, em que os heróis são constantemente lançados à beira da morte, lutando contra o próprio destino, e por fim sobrevivendo e sendo triunfantes. Isto é difícil de manter, a frequência de um bom jogo semanal ou quinzenal.

Para cerca de metade dos encontros de combate de uma sessão, os personagens dos jogadores deverão enfrentar adversários difíceis, mas sem necessariamente atingirem os seus limites, mas através de desafios reais, divertidos e complicados. O mestre poderá adicionar mistérios, enigmas, elementos da história e ambientes únicos para tornar os combates mais interessantes.

Para outros encontros, como os confrontos com um Vilão, ou inimigo importante, o combate deverá ser muito mais desafiador, exigindo todos os recursos reunidos dos personagens dos jogadores e cada vantagem tática disponível no momento, levando-os a beira da morte, na melhor das hipóteses.

O mestre deverá manter o equilíbrio do desafio e da diversão sempre em mente, logo se os jogadores tem a sensação de que o jogo está sendo fácil demais, altere o caminho e ritmo de jogo, tornando tudo mais doloroso e difícil, entretanto, quando eles estiverem sobrecarregados pela constância de desafios mais complicados, ou por diversas vezes estiveram a beira da morte, é hora de uma pausa.

Às vezes, os jogadores só querem esmagar um bando de capangas com seus personagens, outras vezes eles buscarão por um combate mais épico, portanto o narrador tem que estar atento quanto as expectativas do grupo, aprendendo a observar a reação deles e em seguida estará pronto para fornecer o tipo de diversão em jogo que eles estão procurando.

A maioria dos encontros deve ter um conflito, um combate, duelo de inteligência, quebra-cabeça, ou uma tentativa de ganhar um novo aliado. Através do conhecimento sobre o que os personagens têm a perder, como relacionamentos, itens especiais ou privilégios, o mestre os colocará em risco nos encontros.

É uma abordagem simples, criar um encontro especificamente para prejudicar algo que seja de valor para os personagens dos jogadores, escolhendo o que estará em risco, então planejará o encontro, definindo a melhor forma de inseri-lo em jogo. Seguindo pela mesma ideia, o narrador também poderá planejar um encontro especial, com um risco para um personagem em específico, onde a possibilidade de uma derrota afetará somente ele.

Se o narrador quiser aumentar a tensão, aumentando os conflitos dos personagens durante os encontros, poderá jogá-los em um dilema, deixando vários valores deles em risco, eventualmente os personagens perderão algo que consideram importante, mas escolherão o que salvar, ainda que seja o mínimo possível.

Giant Devilfish Fight by Yanimator

Combates mais Emocionantes 

Encontros tornam-se chatos a medida que vão ficando parecidos, a escolha de um local atraente para realizar a cena é muito importante, assim como as alterações do clima no cenário, que ajudarão ou atrapalharão as ações dos personagens. Altere um pouco do clima de vez em quando para muito frio, muito quente, ventania ou nevoeiro.

Uma iluminação diferente também poderá afetar a mecânica de jogo e ações dos personagens, por exemplo, quando está anoitecendo, na escuridão total, ou muito brilhante. Assim como o terreno, que também poderá aumentar as dificuldades dos personagens, alterando o equilíbrio e fornecendo um grande desafio, sejam locais e objetos mágicos que podem influenciar as condições de um terreno ou área, por exemplo, ou utilizar regiões rochosas, lamacentas, encharcadas, pântanos e etc.

Para aumentar a emoção do encontro, o mestre pode alterar o ambiente no meio de uma batalha, com um desabamento, um estouro de um manada de animais selvagens, a queda de uma ponte, um meio de transporte em movimento, e muitas outras formas. Outra maneira de aumentar a emoção e expectativa dos jogadores, é colocando a recompensa ou tesouro em um lugar simples, para que todos vejam, de vez em quando, poderá render uma motivação extra e imediata dos personagens, para em seguida, criar o conflito, inserindo um desafio entre eles e o que desejam obter, com uma alternativa de vitória difícil ou criativa.

Coloque mais de um desafio, inimigo ou conflito no encontro contra o grupo de personagens, atacando por todos os lados, que resultará na sensação de estarem sobrecarregados. Não permita que os jogadores se concentrem em apenas um desafio de cada vez, adicione conflitos simultâneos para ajudar a criar o pânico. Por exemplo, com vários inimigos, um limite de tempo, um problema iminente, ou um pouco de cada sugestão que foi descrita acima.

Ainda que nem todos os combates precisarão de todos esses itens, no entanto, são ideias gerais que tornarão mais fácil decidir quais elementos fazem mais sentido para o encontro que o mestre quer construir, usando um vasto número de opções para fazer com que cada um deles seja memorável.

Ghost and the Throne of Bones by Yanimator

Combates mais Mortais

Para se divertir ainda mais no seu jogo, tornando o combate mais mortal, o objetivo do mestre não deverá ser vencer ou matar a maior quantidade possível de personagens dos jogadores, ao invés disso, garantir o aumento da tensão e agitação devido ao perigo deste elemento adicional, beneficiando os encontros em suas sessões.

O mestre também poderá evitar combates desnecessários com mais frequência, reduzindo o número de encontros, ou, pelo menos, a sua necessidade, fornecendo aos personagens dos jogadores mais opções e alternativas para solucionar um conflito. Isso levará os personagens a procurar outras soluções para os conflitos, ou seja, através da interpretação, ações mais criativas e interação com o cenário.

Quando um personagem for derrotado, se houver tempo, faça o oponente vitorioso saqueá-lo, roubando a maioria de seus pertences valiosos, provavelmente isso deixará os jogadores furiosos, mas em breve o temor de entrar em uma batalha aumentará significativamente.

Por outro lado, combates mais mortais também podem arruinar um jogo, sobretudo quando os jogadores não conseguem se adaptar ao estilo ou começam a procurar soluções através das regras, maximizando as habilidades e estatísticas dos seus personagens, ainda que estejam fazendo isso somente para sobreviverem.

Na tentativa de tornar o combate mais difícil, também é aconselhável não modificar as regras do jogo ou usar novas regras de casa, isto pode causar problemas, destruindo o equilíbrio do jogo, principalmente se for introduzido no meio de uma história. Eventualmente, uma regra desequilibrada afetará os personagens dos jogadores que, por sua vez, ficarão chateados e frustados, logo o ideal será conversar com o grupo para obter a opinião e aprovação das novas regras que pretenderão adicionar.

Shark Bridge by Yanimator

Combates mais Surpreendentes 

Muitos dos inimigos comuns são conhecidos por sua astúcia, que podem propor um encontro difícil e algumas surpresas desagradáveis para os personagens dos jogadores. O objetivo do narrador é causar surpresa, em um encontro desafiante e divertido, procurando alcançar uma variedade maior de planos, táticas e estratégias de batalhas para manter o interesse dos jogadores.

Emboscadas, ataques noturnos, danificar as armas, objetos ou suprimentos são boas ideias e mesmo os oponentes de baixa inteligência podem fazê-lo, e muito mais. Ainda que não tenham muita inteligente ou tenham capacidade de realizar planos complexos, até mesmo os animais têm um instinto de auto preservação, lutando pelo o que consideram mais importante, a sua sobrevivência, muitas vezes, sem nenhum tipo de moral, bom caráter ou princípios.

O narrador evitará as fraquezas e usará com maior frequência as vantagens dos inimigos contra os personagens, por exemplo, correndo, se escondendo, esgueirando-se, com ataques surpresa, e quaisquer outras habilidades naturais, além de manter a dúvida quanto ao seu comportamento e motivações.

Inimigos de baixa inteligência provavelmente avaliarão suas chances em uma batalha e, em seguida, tentarão equilibrá-las, seja perseguindo os personagens, prendendo-os, dividindo o grupo, os levando para uma armadilha, um mal terreno ou apenas para um ponto distante do seu lar.

Os jogadores apreciarão as novidades no jogo, o mestre também poderá incentivá-los, recompensando o grupo com um bônus na experiência conforme os resultados tornarem-se melhores e mais criativos.

Ogre Rustlers by Yanimator

Aperfeiçoando suas Táticas

Uma boa maneira para o mestre aperfeiçoar suas táticas e truques no combate, levará tempo, planejamento e esforço, mas será recompensador. O mestre deverá usar o combate para se desafiar, através de regras bem simples, procurando derrotar os personagens dos jogadores com a menor quantidade de recursos do jogo, enquanto estiver jogando com inimigos ou NPCs usando o máximo de sua capacidade. Em outras palavras, fazendo o máximo com o mínimo, é exatamente isso que tornará tudo mais divertido.

O mestre precisará respeitar as regras, não enganando os jogadores, com oponentes que estejam de acordo com os padrões do jogo, buscando inclinar o combate ao seu favor. Geralmente, estará sempre em desvantagem contra os jogadores, porém em cada combate estará aprendendo, pensando em novas táticas e estratégias, descobrindo o que e como funciona, e também o que não funciona.

Nos momentos entre os turnos, visualizará e pensará sobre o que está acontecendo no combate, observando com atenção o que os jogadores fazem e como suas ações funcionam no jogo, com a finalidade de empregar as mesmas táticas e estratégias futuramente. Além disso, talvez deixar os jogadores definirem as regras, interpretações e ações, evitará um julgamento injusto sobre o narrador. Há longo prazo, no geral, os encontros e combates se tornarão muito mais letais e ameaçadores para os jogadores.

Todas estas sugestões devem ajudar o mestre a melhorar os seus encontros, no entanto, se a taxa de mortalidade aumentar, o recomendável é observar a reação dos jogadores, se eles não estiverem gostando, volte ao estilo anterior, reduzindo a quantidade de combates de suas histórias. O objetivo é desafiar os jogadores, melhorando o jogo e, principalmente, garantindo a diversão de todos.

Nightmare_Laboratory_by_yanimator

Se você curtiu as dicas acima, compartilhe este texto com o seus amigos RPGistas nas redes sociais e tenha um grupo de jogo cada vez melhor. Aproveite também para curtir a fanpage do blog e ficar por dentro das novidades: AdrenalinaRPG – Compartilhe o seu vício conosco!

Veja também:

6 comentários sobre “Melhorando os Encontros & Combates

  1. Pingback: 10 Dicas para ser um Mestre Melhor | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  6. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s