10 Dicas para ser um Mestre Melhor

Uma lista de sugestões para orientá-lo quando você é o narrador, são dicas aplicáveis ​​em qualquer jogo, ainda mais se for realizado em um evento.

Às vezes, haverá momentos que o mestre ficará perplexo, lamentará as suas decisões, cometerá um erro ou apenas desejará fazer algo no jogo de maneira diferente da que foi feita, não importa o motivo, sempre estará procurando a melhor saída para uma situação. As dicas a seguir obviamente não cobrem todas as situações, mas fornecem um retorno confiável para mestres.

Assim como as dicas para jogadores, certamente muitos dos pontos citados abaixo não são novidade para a maioria dos narradores, embora algumas sugestões poderão ser mais relevantes durante um jogo realizado em um evento, do que em casa, mas todas são boas recomendações para torná-lo um bom narrador:

10 Dicas para ser um Mestre Melhor

Dungeon Master revisited by Markmolchan

Esteja Pronto

Só porque você está jogando uma aventura pronta não significa que os personagens dos jogadores vão fazer exatamente o que está descrito nela, na verdade, os melhores jogos geralmente costumam desviar da história um pouco, e o Mestre tem que estar preparado para isso, sabendo lidar com o inesperado.

Uma regra básica para mestres é aprender a usar o que há disponível no momento, o que foi preparado para o jogo. Parte da responsabilidade da diversão do grupo, cerca de 4 a 6 pessoas, estará nas mãos do mestre, logo preparar-se é aconselhável para evitar que ocorram maiores problemas.

Atenção aos Detalhes

Em alguns jogos, a maioria das criaturas têm ataques que são especiais, ou seja mais do que apenas danos, por exemplo, usando fogo, venenos, frio ou algum outro tipo de habilidade mágica ou sobrenatural, logo o mestre não poderá se esquecer de avisar os jogadores, afinal alguns personagens podem ter resistências contra esses tipos de ataques, evitando parte do dano total.

Portanto, se as criaturas ou NPCs (PdMs, personagens do mestre) têm quaisquer habilidades de ataque ou defesa que os personagens dos jogadores reconheceriam automaticamente, o mestre deverá revelar para eles antes do combate ser iniciado.

Atenção as Regras

Durante o combate, o mestre geralmente controlará uma grande quantidade de criaturas, então, às vezes é comum esquecer de dizer aos personagens dos jogadores que um ou dois estão feridos. É um descuido compreensível, mas há uma série de habilidades que reagem de forma diferente contra oponentes feridos e, muitas vezes, os personagens dos jogadores decidirão quem atacar baseados na quantidade de danos que um oponente sofreu, e o quão próximos da morte estão.

Logo, o mestre tem que estar sempre prestando atenção, se possível anotar os danos e pontos de vida dos seus NPCs em uma folha ou bloco de papel, certificando-se de avisar frequentemente os jogadores sobre as condições dos oponentes. Aliás, ainda que incomum, alguns jogadores também costumam esquecer de avisar o quanto o seu personagem está ferido e próximo da morte, logo, o mestre pode orientá-los para mantê-lo sempre avisado também.

Foot_Chase_by_ChristopherStevens

O Tempo é o seu Melhor Amigo

A maioria dos jogos de um evento tem um limite estabelecido de tempo, em um espaço definido, o narrador tem o trabalho de certificar que oferecerá uma ampla oportunidade aos jogadores de completar uma aventura, proporcionando diversão para todos. Se o jogo está sendo mais lento do que o esperado, a maneira mais fácil de solucionar este problema é acelerar um desafio, onde qualquer ação bem sucedida de um personagem do jogador acabará com o encontro imediatamente, seguindo com o jogo adiante.

Outra forma mais fácil de ganhar tempo é descartar os encontros de combate que não são essenciais para o término da aventura, e deixar os personagens dos jogadores seguirem em frente com a aventura.

Você Guia as Regras

Se jogadores querem tentar algo com seus personagens que é um pouco fora das regras, mas faz sentido no momento, então deixe eles tentarem. Raciocínio rápido e ações criativas devem ser incentivadas, é algo fundamental para obter um jogo melhor, e evitará frustar os jogadores que tem boas ideias.

O mestre, além de estar pronto para situações inesperadas e para momentos de improvisação em jogo, mesmo quando são contrárias ao destino da aventura, pode avaliar as circunstâncias e permitir uma ação de um jogador diferente das regras definidas pelo livro do jogo, conforme julgar melhor.

Na Dúvida, Diga Sim

Procurar esclarecer uma regra, normalmente resultará em uma breve pausa no jogo, um atraso e distração, que na maioria das vezes atrapalhará a diversão. Por vezes, a decisão poderia ser do narrador, evitando a perda de tempo e do ânimo do grupo de jogadores.

Em caso de dúvida, se o mestre não tem completa certeza sobre uma regra, tem que aprender a dizer sim, exceto quando a ação em jogo seja obviamente absurda ou estúpida. Considere as possibilidades antes de dizer não, se uma ação inovadora de um personagem do jogador faz sentido no jogo, diga sim. Não seja um mestre preguiçoso, desafie a criatividade dos jogadores e a si mesmo, tornando suas aventuras cada vez mais atraentes.

Prison_Riot___Colors_by_ChristopherStevens

Não Perca Tempo com Combates Desnecessários

Em jogos de progressão de níveis, as criaturas mais poderosas poderão ter uma quantidade muita alta de pontos de vida, logo os encontros de combate serão mais longos, e os personagens dos jogadores terão mais habilidades e opções para usar, o que ocasionalmente pode tornar o jogo mais chato e cansativo.

Quando não existe uma ameaça real ou um ponto importante para a realização da aventura em um encontro de combate, é aconselhável seguir em frente com o jogo, o narrador também precisa de momentos para desenvolver a sua história com os personagens. Não perca tempo com combates desnecessários, que não são essenciais para o desfecho de sua aventura, aproveite melhor o tempo e obtenha a oportunidade de construir a sua história em jogo.

Iniciativa mais Rápida

Se a aventura já está pronta, com todos os encontros de combate definidos, faça as rolagens das iniciativas dos NPCs e anote antes do começo da sessão, isso é fácil de fazer antes do tempo e será menos uma preocupação para o mestre quando estiver imerso no jogo, concentrando-se melhor na história.

Outra opção é perguntar para um dos jogadores se ele deseja ajudar, um voluntário para rolar, anotar e acompanhar as iniciativas para o mestre. Geralmente, haverá sempre um jogador que estará disposto a fazê-lo. Aquele que monitorará as iniciativas, seja o mestre ou jogador, avisará quem será o próximo membro na ordem da iniciativa, ajudando a manter o jogo organizado e em constante movimento.

Saiba o que Funciona Melhor com Você

Há uma grande quantidade de ferramentas disponíveis para narradores, no entanto, se um recurso não está prontamente disponível durante o jogo, então esqueça-o. Evite decidir o que usar no meio de uma sessão, que seria uma boa ideia, porque não é.

O mestre tem que evitar procurar por algo em um outro livro ou qualquer outro lugar, porque acredita ser mais apropriado do que já foi selecionado para o jogo, mesmo se sentir a necessidade de ajustar alguma regra. Isso pode tornar momentos emocionantes no jogo em grandes desastres, diminuindo automaticamente o ânimo dos jogadores. As escolhas no jogo são do mestre, ele conduzirá as regras, promovendo uma sessão movimentada e criativa.

Não está Divertido, então Pare

Está é uma regra básica até para a vida. Se algo está ruim, não está divertido, apenas pare. Termine o jogo mais cedo quando parecer não estar funcionando, se tanto você quanto os jogadores não estão se divertindo. Se houver uma falta de interesse pela história desenvolvida, altere o curso.

Aproveite a término da sessão para conversar com os jogadores, procurando entender qual é o problema e como solucioná-lo no próximo jogo. Se surgir o momento que você acha que o papel de mestre está sendo difícil e isso também está atrapalhando a diversão de todos, inclusive a sua, admita o problema para si mesmo e saia, seja por um curto período, enquanto assume como jogador, ou definitivamente. Quando o mestre não está se divertindo, certamente algo está errado.

Death_of_Lashimire___Color_by_ChristopherStevens

Se você curtiu as dicas acima, compartilhe este texto com o seus amigos RPGistas nas redes sociais e tenha um grupo de jogo cada vez melhor. Aproveite também para curtir a fanpage do blog e ficar por dentro das novidades: AdrenalinaRPG – Compartilhe o seu vício conosco!

Veja também:

5 comentários sobre “10 Dicas para ser um Mestre Melhor

  1. Pingback: Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  5. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s