Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias

Geralmente, um grande início de história colocará os personagens dos jogadores na trajetória de um desfecho fantástico, e uma série de pequenas ideias poderá ajudar o mestre a tornar sua campanha muito maior do que o esperado.

Construir mais o conceito da campanha, adicionando alguns elementos e aspectos importantes, mesmo depois de ter começado, pode funcionar. Um conceito interessante, com grande potencial de história, agarrará a imaginação dos jogadores, que curiosos vão querer descobrir cada vez mais sobre a narrativa.

Quando o narrador inicia o seu jogo desta maneira, obterá mais chances de chegar em um final épico em sua campanha, tornando a experiência marcante para os seus jogadores.

Dicas para Construir e Obter Grandes Campanhas

dragonhunters_by_michalivan

Um vilão covarde com vários capangas desagradáveis poderá ser uma ótima alternativa, este antagonista chato deverá estar conectado com os personagens dos jogadores, trazendo diversos conflitos para o jogo.

Ao invés do vilão visar como alvos os aliados dos personagens, sejam eles amigos, parentes ou contatos, procure atingi-los indiretamente com complicações, evitando desencorajá-los a fornecer detalhes dos seus históricos.

Os vilões devem evitar criar planos frágeis, aqueles que não serão eficientes contra os personagens dos jogadores, desperdiçando o seu tempo, o ideal é deixar que o antagonista responda a cada uma das ações deles através do enredo, avançando naturalmente com a história, aumentando gradativamente a tensão dos conflitos.

Por exemplo, no decorrer das sessões de jogo, o vilão adquire experiência e sabedoria, agindo diferente de antes, mudando a sua abordagem e táticas de combate. O mestre, ao longo do tempo, refletirá sobre a capacidade de aprendizado, enxergando através da perspectiva dos seus antagonistas, considerando melhores estratégias, táticas ousadas e truques mais desagradáveis para confundir os personagens dos jogadores.

Logo, a sensação será de que os vilões estarão ficando cada vez mais espertos, e são capazes de aprender com seus próprios erros. Se o narrador construí-los com astúcia, inserindo bons momentos de interpretação ao longo do jogo, certamente obterá uma história memorável. Os vilões não precisam ser necessariamente inteligentes, também poderão ser insanos, sem planos realistas, e apenas maus.

Uma ideia geral, é o narrador escrever uma sinopse sobre quem é o seu vilão e qual é o seu objetivo específico. Metas e objetivos específicos vão guiar o mestre ao longo da campanha para manter o seu jogo focado e o vilão ativo. Dessa forma, as motivações de um vilão e o seu próximo movimento estarão sempre alinhados.

emporea_2_game_cover_by_michalivan

Desenvolva um Ambiente Interessante

O mestre precisa dispor de lugares e pessoas em sua campanha para tornar o jogo mais misterioso, perigoso e divertido. Restringir impedirá a criatividade, portanto não é aconselhável limitar o espaço para suas anotações iniciais, e isso também poupará tempo. Anote ideias, cada uma delas, sejam conceitos, NPC’s (PdM’s, personagens do mestre), localizações, ambientes e etc.

Construa uma lista de anotações gerais e obtenha um conjunto de ideias para qualquer momento, ou para inserir em uma campanha planejada.

Além disso, os locais, NPC’s e, especialmente, os vilões, deverão ter nomes atrativos, e de preferência que a campanha tenha um grande título, como em um filme, nome ou capítulo de um livro. Por exemplo, todas as aventuras prontas têm um título que faz referência a história, assimile isso e introduza em seus jogos.

Conecte as suas Ideias

Conecte os NPC’s uns aos outros de maneira interessante, através de conflitos, segredos e relações, criando um cronograma ou preenchendo os seus históricos. Não há necessidade de elaborar algo grande sobre o passado de um NPC, exceto quando for importante para o progresso da história.

Faça diagramas no papel, ou utilize as anotações gerais para conectar os NPC’s, adicionando palavras ou uma breve sinopse sobre o assunto, e que são fundamentais para o enredo. Observe os acontecimentos mais recentes, conectando os NPCs e locais como parte da história, em conflitos centrais e de acordo com suas consequências.

Adiante, além do conceito geral e objetivo da história, reduza sua campanha até algo pessoal e íntimo para os personagens dos jogadores, usando as relações como conflitos, lançando todos em fogo cruzado.

Por exemplo, o mestre tem que pensar em quem e como será afetado por determinada consequência em jogo, para em seguida, mover sua história em torno desses personagens, estruturar o enredo desta maneira de propósito, trazendo o jogo para um nível mais pessoal.

Para isto funcionar é preciso  de tempo, atenção aos detalhes, interações com NPCs e locais específicos em primeiro lugar. No momento ideal, o mestre pegará os seus jogadores de surpresa, que provavelmente ficarão confusos e interessados em descobrir mais sobre o jogo.

Antes de fazer tudo, é aconselhável que o narrador tenha alguns momentos para escrever a sua ideia central de campanha. Escrever várias ideias ou reescrever uma campanha, até que esteja animado o suficiente para narrar sua história e automaticamente entusiasmar os seus jogadores

Uma grande ideia de campanha não precisa ser longa, o ideal é fazer um resumo da história, uma página é suficiente, deixando sempre espaço para a improvisação e criatividade nos jogos.

creator_viktor_by_michalivan

Se você curtiu as dicas acima, compartilhe este texto com o seus amigos RPGistas nas redes sociais e tenha um grupo de jogo cada vez melhor. Aproveite também para curtir a fanpage do blog e ficar por dentro das novidades: AdrenalinaRPG – Compartilhe o seu vício conosco!

Veja também:

4 comentários sobre “Construindo Grandes Campanhas com Pequenas Ideias

  1. Pingback: Dicas para Adaptar e Reutilizar Histórias | Adrenalina RPG

  2. Pingback: Construindo e Planejando Histórias para Jogos de Super-Heróis | Adrenalina RPG

  3. Pingback: Histórias Prontas não o tornam um Bom Mestre | Adrenalina RPG

  4. Pingback: Desperte a sua Força de Mestre | Adrenalina RPG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s